O temporal, com chuva intensa e rajadas de vento de até 250 km, atingiu a cidade de Cascavel, no oeste do Paraná, por volta das 6 horas de quarta-feira 4, causando destelhamento e, quedas de árvores. Ao menos 45 mil imóveis ficaram sem energia elétrica durante toda a manhã na cidade. Não houve feridos.
De acordo com os meteorologistas, a intensidade dos ventos são condizentes com um tornado, sendo classificada com F2 na escala Fujita (que vai de F0 a F5).
Leia também: “Vendaval: últimas notícias”
Segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), o fenômeno registrado na quarta-feira foi o primeiro tornado que passou por Cascavel desde que foram iniciados os registros pelo órgão meteorológico, em 1997.
Santa Cruz, o bairro mais atingido pelo tornado em Cascavel
Os estragos foram maiores na área urbana de Cascavel, podendo ser vistos em vários bairros. O muro do cemitério central, placas de lojas e de trânsito caíram. Um dos bairros mais atingidos foi Santa Cruz. A Defesa Civil do Paraná montou uma base móvel para atender a população que precisa de lonas. O prefeito Leonaldo Paranhos (Podemos) sobrevoou a região.
Leia também: “Alerta laranja: tempestade avança sobre São Paulo”
Segundo a prefeitura, foram realizados 200 atendimentos emergenciais, 315 atendimentos residenciais e distribuídos 19 mil metros de lona. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Secretaria do Meio Ambiente e da Guarda Municipal estão trabalhando no atendimento à população.
Escolas municipais registraram estragos e algumas suspenderam as aulas até o início da próxima semana. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, sete unidades precisaram interromper as atividades para a realização de serviços emergenciais.
A tempestade atingiu também outras partes do estado. Em todo o Estado do Paraná, mais de 100 mil casas ficaram sem energia elétrica.