A influenciadora digital Danielle Neves foi responsável por mostrar, aparentemente sem se dar conta, como se dá, com autorização do narcotráfico, ações de “turismo” na favela carioca da Rocinha. No último fim de semana, a influencer postou o tour que realizou na comunidade.
+ Leia as últimas notícias de Brasil no site da Revista Oeste
Em vídeo de um minuto, Danielle mostra como foi o dia de passeio na Rocinha. Em questão de segundos, ela apresenta uma série de informações que mostram como o narcotráfico controla até o turismo em área sob seu domínio. A influenciadora digital afirma que:
- é necessário contratar um guia que “conheça as regras impostas ao local”;
- é preciso estar na companhia de alguém com “autorização” para trabalhar na região;
- não é recomendável o uso de capacete (mas cita a infração de trânsito como algo positivo, pois seria, de acordo com ela, apenas para “facilitar o reconhecimento dos turistas); e
- há locais em que o guia afirma que não se pode filmar nada.
Tudo isso, contudo, não foi o bastante para assustar a influenciadora digital. “Particularmente, eu me senti segura”, afirmou Danielle. Ao responder um internauta, ela ainda deu explicações sobre a segurança do local. “Custa R$ 100 para arriscar a própria vida”, postou, em comentário no TikTok, o usuário que se apresenta como Zé Macedo. “O guia disse que, quando estão em clima de conflito, ele não sobe”, garantiu a influencer.
Leia mais:
Por fim, ela faz questão de afirmar que a favela da Rocinha é “pacificada”. Uma rápida busca no Google mostra, contudo, que a comunidade está sob controle da facção criminosa Comando Vermelho.
Influenciadora fala em “preconceito” de quem se nega a fazer “turismo” em área do narcotráfico
Na legenda do vídeo que publicou em seu perfil no TikTok, Danielle ainda aproveitou para criticar quem decide não realizar o “turismo” na Rocinha ou em alguma outra área com atuação do narcotráfico. “Por preconceito perde a oportunidade de viver essa experiência imersiva na vida do carioca”, afirmou, assim, a influenciadora digital. A saber, a postagem no TikTok soma 1,7 milhão de visualizações.
@danisediverte Siiiim, eu fiz um passeio turístico na Rocinhaaa! Essa foi a minha sexta vez no Rio e os guias sempre nos indicaram esse passeio, mas até então nunca tínhamos visitado por conta do estigma negativo, que, inclusive, é um grande erro para o turista, que por preconceito perde a oportunidade de viver essa experiência imersiva na vida do carioca. Estima-se que mais de 200 mil pessoas residam na Rocinha e a comunidade é auto-suficiente… lá dentro tem TUDO! Banco, lojas renomadas, escolas, hospitais e um povo muito alegre e acolhedor. Sobre a parte estigmatizada, existem sim algumas regras impostas dentro da Rocinha que você não pode violar ao visitar… e se você for vai ver muito do que eu não pude filmar… mas confesso que não me assustou! Só me assustaria se eu não estivesse numa visita autorizada e controlada, por isso, os guias são INDISPENSÁVEIS. O restaurante se chama Novo Visual e é a ultima parada do tour. Fomos com @rjtours.oficial que além de nos passar todas as informações e nos conduzir com segurança, fez fotos e vídeos incríveis do passeio. O @Dumr17 me conduziu pelo passeio de moto e mostrou vários detalhes de lá. Inclusive, a polícia também circula dentro da comunidade o tempo todo causando um contraste interessante que nos traz diversas reflexões sobre as relações de poder na sociedade. Ficou com alguma dúvida? Me conta nos comentários se você iria. #riodejaneiro #rocinha #viagem #destinos ♬ Tá OK – DENNIS & MC Kevin o Chris
Leia também: “Autoridades do Paraguai ajudaram megatraficante a fugir de helicóptero, suspeitam investigadores”