A fábrica da Toyota em Sorocaba (SP) volta a produzir sem paradas nesta terça-feira, 30. A empresa inicia hoje a implantação do terceiro turno de trabalhadores no local.
Com a medida, houve a contratação de 550 funcionários pela fábrica da Toyota na cidade. Deles, mais de um terço (37%) é formado por mulheres. A planta do interior paulista fabrica os modelos Yaris, Etios e Corolla Cross.
Graças à produção contínua por 24 horas, a empresa vai ampliar sua capacidade de fabricação de 122 mil para 158 mil veículos por ano. Enquanto a montadora retoma o terceiro turno, outras marcas vão no rumo contrário e promovem férias coletivas — colocam funcionários em suspensão temporária de contratos.
O setor enfrenta paradas em razão da falta de semicondutores. O problema, entretanto, não tem afetado com tanta intensidade o grupo japonês. A empresa também é a única montadora que está produzindo no Brasil modelos híbridos. Aqueles que rodam com motor elétrico e a combustão (flex), podendo utilizar etanol no abastecimento.
A ampliação da produção vai consolidar a fábrica da Toyota como a maior produtora de veículos eletrificados da América Latina, de acordo com uma nota emitida hoje pela companhia. Assim, a empresa dá “mais um passo na busca pela massificação de tecnologias mais limpas e consequente avanço no compromisso de neutralidade de carbono na região”, afirmou em nota.