Chegou a 157 o número de pessoas que morreram em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul (RS). Boletim mais recente divulgado pela Defesa Civil do Estado no início da tarde desta segunda-feira, 20, mostra que há 806 pessoas feridas e outras 88 desaparecidas.
Ao todo, 2.339.508 moradores de 463 municípios do RS foram afetados pelas chuvas. Apenas 34 das 497 cidades do Estado ainda não reportaram algum estrago em decorrência das tempestades.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Boletim da corporação também informou que dos mais de 2 milhões de afetados, 76.188 estão em um dos mais de 700 abrigos pelo RS. Outros 581.633 estão desalojados, ou seja, em casas de familiares ou amigos.
Além do resgate de pessoas, os profissionais estão empenhados no salvamento de animais. Ao todo, 12.358 bichos já foram resgatados até a tarde desta segunda-feira, 20.
As forças de segurança seguem com as operações de resgates pelo Rio Grande do Sul. O efetivo total empenhado é de 27.708 profissionais. São 4.058 viaturas, 271 embarcações e 21 aeronaves utilizadas nas ações.
Leia mais sobre as chuvas na região Sul:
Queda no nível do Lago Guaíba no RS
O nível do Lago Guaíba, em Porto Alegre (RS) caiu para 4,31 metros na manhã desta segunda-feira, 20, comparado aos 4,43 metros registrados no último domingo, 19.
Com a redução do nível da água, comerciantes do centro da cidade reabriram suas lojas, com a ajuda de proprietários e voluntários que trabalham na limpeza e na avaliação dos danos causados pelas enchentes.
Com isso, escolas municipais da capital gaúcha retomam suas atividades depois da redução do nível do Lago Guaíba, enquanto outras 16 estão programadas para reabrir na terça-feira, 21.
As unidades de ensino reabertas não foram afetadas diretamente pela chuva e estão com fornecimento regular de água e energia. A prefeitura, no entanto, recomenda que as instituições deem prioridade a atividades lúdicas e recreativas nesse momento.