Um trailer de divulgação do filme Barbie não será exibido nos cinemas brasileiros. Essa foi a decisão tomada pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), na sexta-feira 7. A produção estreia oficialmente no Brasil em 20 de julho.
A organização reguladora abriu uma representação ética contra um dos anúncios do longa-metragem. Dessa forma, um trailer em específico não poderá mais ser exibido em nenhuma sessão de cinema cuja classificação seja aberta a menores de 12 anos, para verificação da sua conformidade às recomendações do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
O videoclipe, que tem a duração de um minuto e 14 segundos, mostra crianças destruindo bonecas depois de observarem a Barbie, interpretada por Margot Robbie.
Leia também: Camundongo transparente pode melhorar testes contra câncer
A relatora do caso considerou que “as imagens têm ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro”. Isso, de acordo com ela, viola recomendações da seção 11 do código do Conar.
O que diz o Conar ao vetar trailer de Barbie nos cinemas
O órgão afirma que a representação contra o trailer do filme Barbie nos cinemas nacionais “visa única e exclusivamente ao anúncio. Nesse sentido, a equipe do conselho ressalta que “uma vez que a produção é obra artística, está, portanto, fora do alcance do código”.
O Conar explica também que a empresa Warner, responsável pela produção e pela distribuição do filme Barbie, pode recorrer da medida liminar e pode se defender das acusações diante do conselho de ética do órgão.
Processo contra a Volkswagen
Recentemente, o Conar também abriu um processo ético para investigar a propaganda da Volkswagem que usa a imagem de Elis Regina, reconstituída por inteligência artificial e cantando ao lado da filha, Maria Rita.
Segundo nota do Conar, a investigação, aberta na segunda-feira 10, será feita em razão de queixas de consumidores, que “questionam se é ético ou não o uso de ferramenta tecnológica e inteligência artificial (IA) para trazer pessoa falecida de volta à vida como realizado na campanha”. Elis Regina morreu em 1982, aos 36 anos.
Leia mais: Cecilia Flesch registra marca ‘Rivonews’ e terá novo programa
Deve ser porque a Barbie e o Ken são brancos e loiríssima. 🙄🙄🙄