O governo do Estado de São Paulo determinou que a transferência de carros será 100% digital, por meio do aplicativo do Poupatempo. O Departamento de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) liberou o processo, que passa a valer a partir desta terça-feira,12.
De acordo com o governo estadual, o modelo da Transferência Digital de Veículos é inédito no Brasil. A estimativa é que o processo dure cinco minutos. Antes, tal procedimento levava entre três a dez dias úteis.
Leia também: “Governo de SP envia ajuda ao litoral depois de estragos causados pela chuva”
Os veículos anteriores a janeiro de 2021 também podem aderir à nova funcionalidade, desde que tenham CRV-e digital, e o proprietário deve morar no mesmo município do cadastro do veículo. Neste caso, não é necessária a troca da placa cinza pela do padrão Mercosul.
Governo de São Paulo anuncia transferência digital pelo Poupatempo
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou a novidade durante a apresentação no Palácio dos Bandeirantes, sede do Executivo estadual.
De acordo com Tarcísio, a estratégia é focar na digitalização. “Os governos que apostam na digitalização estão fazendo com que os Estados cresçam mais e ofereçam serviços melhores”, disse o governador. Isso porque o novo modelo dispensa a ida ao cartório, e o pagamento da taxa de transferência pode ser via Pix.
Leia mais: “Homem é preso em flagrante durante prova do Detran-RN por usar ponto eletrônico e microcâmera”
Além de baixar o aplicativo do Poupatempo, vendedor e comprador devem ter conta no site do governo, nos níveis prata ou ouro. A transferência já está disponível no aplicativo do Poupatempo, na aba “Transferir Propriedade de Veículos”.
Confome o Portal do Governo, a conferência on-line de pendências garante a segurança do processo. No fim da operação, vendedor e comprador recebem uma notificação que indica a emissão dos novos documentos.
Como realizar o processo de transferência digital
Para realizar o procedimento, é necessária uma inspeção prévia do veículo em uma empresa credenciada junto ao órgão de trânsito, como no processo tradicional.
Pelo aplicativo do Poupatempo, também é possível fazer o pagamento da taxa de transferência (R$ 272,27, com o licenciamento em dia) via Pix, bem como a quitação de eventuais débitos pendentes do veículo.
A Prodesp, empresa de processamento de dados do governo estadual e co-desenvolvedora do aplicativo, tem a expectativa de até 70 mil transferências mensais de veículos em São Paulo na primeira fase. A meta é chegar a 500 mil transações mensais.
Passo a passo
- Baixe o aplicativo do Poupatempo, disponível para iOS e Android (tanto o vendedor quanto o comprador pessoa física);
- Tenha a vistoria prévia de identificação veicular aprovada por empresa credenciada há, no máximo, 60 dias. No site do Detran-SP é possível encontrar as empresas credenciadas;
- No aplicativo do Poupatempo, clique na aba Transferir Propriedade de Veículo. Isso depois de checar se vendedor e comprador já possuem os pré-requisitos;
- Em seguida, o dispositivo irá verificar automaticamente os seguintes itens: CRV-e Digital e atestado de inspeção veicular em empresa credenciada; e
- Por fim, ele registra, por meio de assinatura eletrônica, a intenção de venda e/ou compra do veículo.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Qualquer iniciativa que elimine os Despachantes (Cancros da sociedade) é válida.