Os passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) poderão pegar o trem para o Aeroporto Internacional de São Paulo em mais uma estação. A partir da sexta-feira 1º, o Expresso Aeroporto parte da estação terminal Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista.
Antes, o trem saía da estação da Luz, que passa a ser a primeira parada (no sentido do aeroporto). Depois disso, segue com a parada na estação Guarulhos-Cecap e por fim na estação terminal Aeroporto-Guarulhos.
Na volta, o Expresso Aeroporto tem uma parada a mais, a estação Brás, entre Guarulhos-Cecap e Luz. Os trens partem pontualmente de hora em hora, das 5 horas da manhã até a meia-noite, todos os dias.
Quanto custa e quanto tempo leva o Expresso Aeroporto
A passagem custa R$ 4,40, mesma tarifa de ônibus, trem e metrô em São Paulo. As estações Palmeiras-Barra Funda, Luz e Brás da CPTM têm integração gratuita com as estações de mesmo nome da Cia. do Metropolitano de São Paulo (Metrô).
O percurso completo durará 36 minutos, quatro a mais de quando começava na Luz. É a forma com o melhor custo-benefício de se chegar até o aeroporto a partir da capital.
Pedro Moro, presidente da CPTM, declarou ao jornal Folha de S.Paulo que a expansão atenderá, além dos passageiros da capital, quem chega do interior de SP e de outros Estados de ônibus, no Terminal Barra Funda, anexo às estações de trem e metrô.
Tragédia: “Funcionário da CPTM morre depois de levar tiro de colega”
“A expectativa é ampliar bastante [o público atendido], mas como é um serviço seletivo, ainda não dá para captar a demanda”, diz o presidente. Moro faz a viagem de inauguração nesta quinta-feira 31.
Em obras: promessa do ‘Aeromóvel’ para 2024
O aeroporto, que não se localiza na capital, mas na cidade de Guarulhos (Região Metropolitana de São Paulo), fica a cerca de 2,5 quilômetros da estação de trem. Os passageiros podem pegar ônibus para traslado (shuttle) gratuito, com itinerário circular entre os terminais 1, 2 e 3 do aeroporto e a estação.
Leia também: “Tarcísio estuda privatizar todas as linhas da CPTM”
Para melhorar o serviço, a companhia prevê para o primeiro semestre de 2024 a entrega de um people mover, ou Aeromóvel. Trata-se de um trem sobre trilhos com dois carros articulados, capacidade para duzentas pessoas e partidas a cada quatro minutos.
Comparado com os Taxis-mafia-de aeroportos, qualquer iniciativa com o trem é boa.
Vai ser bom para os que trabalham la. Seguranca dentro do trem e garantida por quem? Sim, porque sair do aeroporto com mala depois de viagem internacional, entrar no trem em Guarulhos e chegar sem ser assaltado na Barra Funda vai ser bem complicado.
A linha é bem segura.