Um júri de especialistas definiu quais são as três melhores cervejas puro malte do mercado. A Spaten ficou em primeiro lugar, seguida da Amstel e da Império, que ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Uma cerveja com o selo puro malte leva malte de cevada na composição. É uma cerveja que não substitui o malte de cevada por outro açúcar, como o açúcar cervejeiro, o milho ou o arroz.
A avaliação considerou 13 cervejas puro malte vendidas no supermercado. Os jurados foram reunidos em uma tarde de segunda-feira e fizeram a prova às cegas.
Como foi o teste que escolheu as três melhores cervejas puro malte
O teste avaliou cerveja por cerveja. Cada jurado experimentou, em pequenas doses, uma marca de cerveja puro malte por vez. A cerveja chegava gelada à mesa e depois era separada para ser provada em temperatura ambiente — o que ajudou os especialistas a reconhecerem possíveis defeitos das bebidas.
O Paladar, do Estadão, foi quem reuniu cinco sommeliers de cerveja para dar o veredito. O sommelier de cervejas Guto Procópio ressaltou que o selo puro malte não garante que a bebida seja de qualidade.
“Não, ela pode ser uma puro malte ruim ou boa”, disse Procópio ao jornal. “Mas sempre esperamos mais intensidade em uma bebida com essa denominação.”
Leia também
O sommelier Edu Passareli, professor do Instituto da Cerveja Brasil e dono do Escarcéu Bar, também comentou a premiação. “As marcas de cerveja testadas foram feitas para serem consumidas muito geladas”, disse. “Quando a prova é feita com a bebida em temperatura ambiente, temos indicativos mais claros das características de cada uma delas.”
Já o mestre cervejeiro Junior Bottura explicou que a data de validade da cerveja também é um fator de qualidade que deve ser levado em conta: quanto mais nova a bebida for, melhor.
Entre as melhores cervejas puro malte, a grande vencedora, Spaten, foi descrita como uma bebida leve, fácil de beber, com boa estabilidade de espuma e baixo amargor. “Uma cerveja mais fresca do que o esperado para um produto comercial”. Ela tem notas de cereais e é levemente frutada.
Leia também
A Amstel foi apresentada como uma cerveja de leve oxidação e sabor que remete a pão, com notas aparentes de malte e nota floral de lúpulo. E, ainda, com amargor delicado e “muito agradável”.
Já a Império recebeu o veredito de ter um aroma agradável, que remete a fermento de pão e biscoito cream-cracker. Trata-se de uma bebida leve e equilibrada, com aroma de lúpulo e malte e também com leve acidez.
As marcas de cerveja Bohemia, Brahma, Cerpa Prime, Eisenbahn, Heineken, Itaipava, Original, Petra, Stella Artois e Skol também participaram da avaliação.
Com todo o respeito… gosto não se discute. Mas quando o gosto é de “especialistas” se discute sim. O resultado da avaliação é descabido. Heineken fora? Ora.
Concordo as duas primeiras colocadas, mas não gosto da Império. Estranhei a Cerpa e a Heineken não ficarem no TOP 3.
Era para ser uma piada?
Spatem 1º lugar…kkkk …lixo de cerveja…Peguem leve…ficou muito na cara que foram comprados…se fosse a brahma chopp ou Heineken.