As Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo, apresentaram o novo armamento do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq). O fuzil FN Scar 762 e a metralhadora Leve Negev foram demonstrados ao público durante o aniversário de 53 anos da Rota. O evento ocorreu em São Paulo, na segunda-feira 16.
A metralhadora Leve Negev 762 equipa todos os pelotões no patrulhamento tático diário. Já o fuzil FN Scar 762 fica sob posse exclusiva de um policial militar atirador; ele é o responsável pela segurança da área nas operações do pelotão de Rota.
Confira: “Rota fecha laboratório de maconha gourmet em condomínio de São Paulo”
Ultramoderno, o armamento dispõe de recursos indispensáveis para ações de alto risco, como mira optrônica e abafador de som.
Por meio da comunicação via rádio, o policial monitora toda movimentação da operação no terreno. Caso haja um perigo, ele pode efetuar um disparo de segurança para proteger o pelotão.
“São armamentos específicos para nossa atividade e combate ao crime ultraviolento”, explicou o tenente-coronel Leonardo Takahashi, comandante da Rota.
De acordo com ele, o atirador designado e o operador de metralhadora leve vieram em um momento oportuno. Esses especialistas irão apoiar a Polícia Militar na segurança pública num período de “evolução do patrulhamento tático”.
Comemoração
A cerimônia do aniversário de 53 anos da Rota contou com a presença de membros da população e de autoridades. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o secretário da Segurança Pública do Estado, Guilherme Derrite, estiveram entre os convidados.
“Desde o início da nossa gestão, foram desenvolvidas dentro da Rota ações efetivas de combate ao crime organizado”, destacou Derrite. “Lembramos que a Rota é a maior especialista no mundo em patrulhamento tático urbano.”
Leia também: “Deputada do Psol ataca Tarcísio de Freitas: ‘Forasteiro que veio do Rio de Janeiro'”
Tenho a impressão de que ocorreu uma inversão no texto.
A FN SCAR é um fuzil de uso pessoal, e deve integrar as rondas, enquanto a negev NG é uma metralhadora que deve dar apoio pesado.
Sugiro que verifiquem
Parabéns ao Governador Tarcísio e ao Secretário de Segurança, Derrite, por equipar os policiais da ROTA com armamento especializado e eficaz.
Não vamos dar trégua para a bandidagem.
Parabéns à Corporação ROTA, pelos 53 anos de excelentes serviços prestados a São Paulo !!
Não demora muito o PCC rouba essas armas. Seria aconselhavel colocar um alarme no paiol.
Parabéns ao governador Tarcísio e Capitão Derrite. Deus proteja os policiais de SP!