Uma tubulação de drenagem da barragem da Mina de Pau Branco, no município de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu neste sábado, 8.
O rompimento, confirmado pelo Corpo de Bombeiros, interditou o trecho da rodovia BR-040 no local. Ainda não há informações se há vítimas.
De acordo com a Defesa Civil do Estado houve um sobrecarregamento do sistema de drenagem, que não teria suportado a chuva e transbordado.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a rodovia tomada pela lama. A barragem é de responsabilidade do grupo Vallourec.
Segundo a rádio Itatiaia, a empresa responsável pela barragem, informou que houve um deslizamento de terra por conta do transbordamento da barragem, sem rompimento da estrutura.
No dia 23 de dezembro, a empresa divulgou comunicado na qual a sua unidade mineração, localizada na Mina de Pau Branco, informava que a barragem Santa Bárbara teve seu nível de criticidade alterado para zero.
“Com essa alteração, retornou-se à classificação inicial, que atesta a estabilidade da barragem”, escreveu a Vallourec no comunicado.
A empresa complementou dizendo que uma obra foi realizada na estrutura da barragem que garante a vazão da água sem risco de erosão.
Esse deslizamento de terra foi para dentro do lago (represa) que pode ter contribuído para um aumento repentino de vazão no sangradouro?