A Prefeitura de São Paulo anunciou a estreia do MobizapSP — aplicativo de transporte estatal que surgiu para concorrer com a Uber e a 99Taxi. O app funciona desde as 13 horas desta quinta-feira, 23.
Segundo a administração municipal, o objetivo é proporcionar preços mais justos aos passageiros e maior remuneração aos motoristas. Quase 26 mil profissionais estão cadastrados, enquanto pouco mais de 23 mil paulistanos estão aptos a usar o aplicativo.
O MobizapSP está disponível apenas para partidas da capital. No entanto, outras cidades podem ser o destino final. Dinheiro, cartão de crédito e cartão de débito estão entre os meios de pagamento possíveis.
A prefeitura informou que a tarifa por quilômetro rodado deve ser semelhante à cobrada pelas empresas privadas. Contudo, a administração municipal não divulgou os valores. Uma das novidades do app é que não há tarifa dinâmica, ou seja, não há aumento do preço das corridas durante os horários de pico.
Os aplicativos MobizapSP Passageiro e MobizapSP Motorista estão disponíveis nos sistemas Android e iOS. Os usuários que desejam fazer o cadastro têm de baixar o app e preencher as informações pessoais, como nome, número de telefone e e-mail.
Aqueles que têm interesse em trabalhar como motorista precisam fazer um breve cadastro e validar as informações pessoais. A prefeitura alega que os profissionais aprovados devem receber uma remuneração mais alta que a oferecida pelos aplicativos privados, porque a taxa de administração é baixa — 10,95%, contra pelo menos 20% dos rivais.
No aplicativo não há local para registro de cartões. Pede-se para comprar “créditos”. Deve-se “carregar” um valor no aplicativo. Esse valor “carregado” pode ser por cartão de crédito. Será que se trata de uma incompetência estatal?
Esse prefeito ora burro só falta as penas.
Seguramente algum político vai se dar bem nesta repentina criação de facilidade.