Por 47 votos favoráveis e duas abstenções, a Universidade de Brasília (UnB) decidiu exigir o passaporte de vacina contra covid-19 para entrada em qualquer prédio da instituição.
A medida, que vale para qualquer pessoa, inclusive visitantes, foi definida em reunião do Conselho de Administração (CAD), na manhã desta quinta-feira, 27, e entra em vigor 15 dias após a publicação.
Relacionadas
A vacinação só será considerada completa após o recebimento de “todas as doses disponibilizadas no Distrito Federal para cada faixa etária, incluindo dose(s) de reforço”.
“Com a nossa comunidade praticamente toda vacinada, essa decisão aumentará a sensação de segurança de todos e incentivará, inclusive, a procura pelas doses de reforço”, disse a reitora Márcia Abrahão.
Ainda segundo o texto, as unidades acadêmicas e administrativas, “quando estritamente necessário, podem deliberar por não permitir a participação em atividades específicas, executadas fora da Universidade, como estágios, trabalho de campo e viagens, daqueles que não estejam completamente vacinados contra a covid-19”.
“Trata-se de celebração bastante significativa do acolhimento da ciência para tomarmos nossas decisões e da nossa preocupação com a saúde coletiva. São caminhos que valem a pena ser trilhados”, disse o diretor da Faculdade de Medicina, Gustavo Romero.
A reitora afirmou ainda que a universidade tem respaldo jurídico para exigir o passaporte de vacina. Em dezembro, o Ministério da Educação publicou um despacho proibindo a exigência de comprovante na retomada das atividades presenciais nas instituições de ensino federais.
Mas o ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski atendeu a um pedido do partido PSB e derrubou a medida. Na decisão, ele afirmou que as instituições têm autonomia e podem exigir a comprovação de vacinação.
O que esperar do antro anarquista disfarçado de educação e ciência, regado a orgia, bebida, cannabis e muita militância canhota???
PROCESSEM ESSA IMBECIL, PESSOA FISICA….NÃO ADIANTA PROCESSAR O MEC OU A FEDERAL
O controle já começou, a decisão é sua se aceita ou não.
Eu ia fazer inscrição pra EAD, vi que gostam de ensinar coisas paulo freire então eu ja tava com um pé atrás, agora é que tow fora mesmo que seja online, meu dinheiro nao vai financiar a esquerda mesmo!
A esquerda deve estar ganhando dinheiro com o fornecimento pago de passaportes de vacinação. Só pode. Daqui a pouco só RESPIRA quem tiver esse tal de passaporte.
Interessante é que eles enchem a boca para afirmar que estão “preocupados com a saúde coletiva”!
Quanta hipocrisia.
Isso não pode ficar assim, é o fim!!
A UnB, na contra mao da legalidade, resolve impor uma decisao arbitraria e ilegal, como a exigencia do passaporte da Covid. Deveria tambem exigir exame toxicologico de todos os professores e funcionarios. O resultado iria surpreender muita gente.
Aí a universidade ficaria vazia meu amigo
Exigir exame toxicológico dos estudantes? Não, jamais, deixa a farra comer solta no ICC, nos CAs, nos HHs…
Exigir que o aluno seja uma cobaia? Sim, claro, por favor!