A Vale anunciou nesta quarta-feira, 29, que todos os 39 funcionários que ficaram presos em uma mina subterrânea no Canadá já foram resgatados e passam bem. De acordo com a companhia, “o resgate foi concluído de forma segura”.
Como noticiamos ontem, houve um acidente no domingo 26 na mina de Totten, localizada na cidade canadense Sudbury, envolvendo uma pá escavadeira. A pá estava sendo transportada pelo acesso à mina e acabou se desprendendo, o que bloqueou a abertura vertical pela qual passam as instalações e impediu a saída dos funcionários. No momento do acidente, os empregados estavam a uma profundidade entre 900 metros e 1,2 mil metros.
Leia mais: “Vale resgata 19 funcionários presos em mina no Canadá após acidente”
“Gostaria de parabenizar a nossa equipe de resgate”, afirmou o presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, que foi a Sudbury. “Esta é uma grande notícia vinda de circunstâncias muito difíceis.”
A empresa brasileira informou que abrirá uma investigação “para que possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente”.
Leia mais: “Vale tenta resgatar 39 funcionários presos em mina no Canadá”
Nenhum dos mineiros que ficaram presos é brasileiro. A produção na mina está temporariamente suspensa.
Leia também: “Uma mina de oportunidades chamada Brasil”, reportagem publicada na Edição 38 da Revista Oeste