O governo do Estado de São Paulo confirmou nesta quarta-feira, 31, que a variante sul-africana do novo coronavírus foi detectada na cidade de Sorocaba (SP). Ainda não há mais detalhes sobre o caso.
Leia mais: “São Paulo antecipa vacinação de idosos de 68 anos”
“A informação que nós temos é da identificação de um caso da variante sul-africana. Não é uma variante nova, mas ela é nova no Brasil. Nós não temos ainda mais detalhes sobre esse caso”, afirmou o coordenador do Centro de Contingência da covid-19 do governo paulista, Paulo Menezes.
Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, também falou sobre o caso. “É uma variante assemelhada à da África do Sul, embora não haja histórico [do paciente] de viagens para aquele país. Portanto, também existe a possibilidade de que seja uma evolução da nossa P1 [variante de Manaus] em direção a essa nova mutação da África do Sul”, afirmou. “Nós precisamos determinar a real incidência. Se for apenas um caso, as medidas são as que estão em andamento. Fora isso, temos o acompanhamento genômico de outros locais para a observação do surgimento dessas variantes.”
O mais importante não foi noticiado: que a variante sorocabana do virus chinês foi encontrada na África do Sul.
Variante sul-africana… enhem. Variante… deixa de ser covarde seu esquerdista. Seja homem para dizer que esse vírus nefasto veio da china, seu covarde!