Um avião que saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP) caiu na cidade de Vinhedo (SP), na tarde desta sexta-feira, 9. Ao todo, 62 pessoas a bordo morreram. A aeronave era da linha aérea Voepass, modelo ATR-72.
O local da queda da aeronave foi liberado para as atividades de perícia por parte do Centro de Investigações e Prevenção a Acidentes (Cenipa) e da Polícia Técnico-Científica de São Paulo no fim da tarde.
Equipes do Corpo de Bombeiros estavam apagando as chamas no local. Agora, os militares prestarão auxílio nos trabalhos de resgate e identificação dos mortos, que ocorrerão de forma concomitante à perícia.
Nos momentos finais do voo, o avião fez uma curva brusca e despencou, no bairro Capela, em Vinhedo, interior de São Paulo. O voo havia decolado de Cascavel (PR) às 11h56 e deveria pousar no Aeroporto de Guarulhos (SP) às 13h50.
A aeronave subiu até 5 mil metros de altitude às 12h23 e manteve essa altura até as 13h21, quando começou a perder altitude rapidamente. Nesse instante, a aeronave fez uma curva brusca.
ATR-72: conheça o modelo do avião que caiu em Vinhedo (SP)
O modelo do avião que caiu é fabricado pela empresa europeia ATR, uma parceria entre Leonardo e Airbus. Apesar de o ATR-72 ter capacidade para 78 passageiros, o que caiu nesta sexta tinha capacidade para 73, além de dois pilotos e dois comissários de bordo.
A aeronave, movido a hélices, é considerado moderno e seguro. Criado para operar em pistas curtas, é comum em rotas domésticas, como a Cascavel-Guarulhos. O primeiro voo deste modelo ocorreu em 1988, pela Finnair.
A Voepass (antiga Passaredo), dona do avião que caiu nesta sexta, possui cinco modelos do ATR-72. A Azul tem a maior frota com 33 aeronaves desse tipo, enquanto a MAP Linhas Aéreas opera seis.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste