O novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que será indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, vai herdar o acervo de processos de Ricardo Lewandowski.
Entre os casos sob o comando do atual ministro estão a ação sobre nomeação de políticos para o comando de estatais, um inquérito sobre emendas de relator e ações remanescentes da Operação Lava Jato.
Até sexta-feira 31, havia 883 processos no gabinete do ministro. Desses, 548 aguardam apenas o trânsito em julgado para serem arquivados, o que deixará um acervo de 335 processos para o sucessor.
Além disso, o substituto do ministro, que se aposenta em 11 de abril, vai assumir uma cadeira na Segunda Turma, colegiado responsável por analisar os processos da Lava Jato.
Um dos cotados para a vaga é o advogado Cristiano Zanin, que defendeu Lula nos processos no STF.
No entanto, caso isso se concretize, o advogado estará impedido de participar da análise de todas as ações da Lava Jato em que atuou como advogado — sob pena de sofrer impeachment, caso não cumpra essa regra. Em outros processos da operação em que não atuou diretamente, Zanin pode avaliar e apontar suspeição.
Entre outras ações, o advogado de Lula apresentou ao STF uma reclamação que levou à suspensão de uma série de processos ligados à operação. Em fevereiro, por exemplo, Lewandowski determinou o arquivamento de três investigações que miravam Lula. O vice-presidente Geraldo Alckmin também já foi beneficiado no âmbito dessa ação.
Se Zanin chegar ao STF, o processo terá de ser redistribuído entre os demais ministros da Segunda Turma, o que pode impactar nas decisões.
O novo ministro também vai ficar com o caso do advogado Rodrigo Tacla Duran, réu na Lava Jato e que acusa o ex-juiz Sergio Moro de extorsão. O processo foi enviado da primeira instância para o STF e é relatado por Lewandowski.
Um grande dia , 11 de Abril, pois nos livraremos de um ministro esquerdopata. Mas, TALVEZ SEJA UM PÉSSIMO DIA NA PERSPECTIVA DE QUEM PODE SUBSTITUÍ-LO.
E se cavar, vira fossa!
Quando leio sobre o que está acontecendo em meu país me sinto envergonhada e desamparada. Passei praticamente uma vida esperando as coisas mudarem aqui e provavelmente não verei mudanças!!!
Sairá um comunista e entrará outro comunista. STF continuará como está: um partido político comunista apoiando o comunista molusco e rasgando a constituição dia após dia. Então não mudará nada.
Agora qq advogado de porta de cadeia pode virar ministro stf, corte de péssima qualidade, mais um sindicato do pt
E continua: “SE COBRIR VIRA CIRCO, SE CERCAR VIRA CADEIA”!.
Nunca gostei dos carrascos cubanos mas bem que gostaria hoje de um paredon aqui no Brasil. Certas doenças se não forem completamente eliminadas elas voltam com força total.
E se cavar, vira fossa!
Não ficarei surpreso se esse advogado assumir mesmo o cargo de ministro do supremo e atuar nos processos da lava-jato, sem que absolutamente haja qualquer tipo de impedimento. Afinal, há muito tempo vivemos num estado de exceção, de insegurança jurídica. Vão dar um jeito de distorcer a constituição e a própria jurisprudência da corte para permitir que ele atue nos processos que quiser. Na ditadura da toga vale tudo.
Vão colocar a raposa para cuidar do galinheiro! Simples assim: É o Imoral e Indecente tendo voz e a caneta nervosa para assinar arquivamentos e cancelamentos de processos dos amigos do amigo… o buraco é fundo.
A indecência e a imoralidade chegando ao ponto máximo.
Sai uma porcaria e entra outra e vida que segue.