Um dos espaços culturais mais tradicionais do Recife (PE), o Teatro Valdemar de Oliveira, no Centro da cidade, amanheceu em chamas, nesta quarta-feira, 7. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta das 5 horas. Como o imóvel estava abandonado, não houve feridos. Ainda não se sabe o que teria provocado as chamas.
+ Leia as últimas notícias do Brasil no site da Revista Oeste
Em nota, a corporação disse que a primeira guarnição a chegar ao local não encontrou dificuldades para apagar o fogo.
“O teatro estava abandonado, e não tinha teto; o incêndio atingiu apenas as cadeiras remanescentes e alguns entulhos do local”, informou o comunicado, destacando que não houve necessidade de acionar a Defesa Civil.
Prédio histórico
Fundado em 1971, o Valdemar de Oliveira é um dos teatros mais tradicionais do Recife. De propriedade privada, o imóvel era administrado pelo grupo Teatro de Amadores de Pernambuco (TAP), mas vinha se degradando nos últimos anos.
Leia mais: “Marquês de Sapucai corre ‘risco concreto de incêndio’ no Carnaval”
O prédio chegou a ser invadido por vândalos. Eles danificaram o sistema de segurança do espaço diversas vezes, roubaram fiações de cobre, refletores e telhas de amianto, até deixar o teatro sem teto.
Segundo o TAP, os ladrões levaram até mesmo acervo dos artistas, como troféus.
+ Incêndio em escola mata 13 crianças na China
Grupo não tem interesse em tombamento
Em setembro de 2023, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) publicou no Diário Oficial uma nota formalizando a abertura do processo de tombamento do teatro.
No entanto, a TAP “não tem interesse no tombamento, nesse momento de busca de alternativas”.
“O processo implica um ônus burocrático que pode prejudicar as tratativas em curso e retardar a almejada recuperação e reabertura do Teatro Valdemar de Oliveira”, informou, em nota, o Teatro de Amadores de Pernambuco.
Essa turma, é masoquista.
O resultado foi pra ,Raia, mas continuam votando e fazendo L.