Um avião da Gol colidiu com um veículo na noite desta terça-feira, 11, enquanto decolava do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave tinha como destino a cidade de Fortaleza (CE).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O Boeing 737 Max 8, prefixo PS-GPP, teve decolagem autorizada por volta das 22h. No momento em que o piloto estava prestes a levantar voo, todos a bordo sentiram um solavanco. Um carro da concessionária RIOgaleão estava no meio da pista e foi “atropelado” pelo avião.
Um avião da Gol colidiu com um veículo na noite desta terça-feira, 11, quando decolava do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A aeronave era um Boeing 737 MAX 8 e tinha destino a cidade de Fortaleza. pic.twitter.com/r0ptCPGjEn
— Revista Oeste (@revistaoeste) February 12, 2025
Em nota enviada à imprensa, a RIOgaleão confirmou o acidente e informou que ninguém se feriu. A operação do terminal também não foi afetada.
A Gol disse que um voo extra para Fortaleza foi disponibilizado para quem decidiu seguir viagem. “Aqueles que decidiram permanecer no Rio de Janeiro receberam toda assistência para acomodação, transporte e alimentação”, afirmou a companhia.
Ouça momento em que piloto avisa a torre sobre acidente com avião
Em um áudio divulgado nas redes sociais, é possível ouvir a conversa da torre de controle com o piloto, que confirma que o avião colidiu no eixo da pista. Ouça:
OUÇA: Torre de controle é informada de uma colisão na pista do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. O acidente envolveu um carro de manutenção e um avião da Gol durante a decolagem. pic.twitter.com/pk5TxxW9gk
— Revista Oeste (@revistaoeste) February 12, 2025
Em entrevista ao portal g1, o procurador de Justiça Átila de Oliveira, que estava na aeronave, relatou que o acidente aconteceu quando o avião estava em alta velocidade.
“Pela minha percepção, estava bem próximo de decolar”, afirmou. “Foi quando a gente sentiu um solavanco e um barulho. O piloto iniciou a frenagem, e ficou aquela apreensão para ver se ia dar tempo de frear até o fim da pista. Graças a Deus estamos vivos para contar a história.”
Leia também: “Nova colisão de aviões mata pelo menos uma pessoa nos EUA; vídeo”
O Boeing 737 Max 8 foi levado para o pátio de manutenção da United Airlines, uma área afastada dos terminais de passageiros, das vias de taxiamento e das pistas de decolagem e pouso.
O aeroporto continua operando normalmente para pousos e decolagens.