O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais capturou uma jiboia de 5 metros, na tarde do último sábado, 9, no quintal de uma chácara em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro. A família, proprietária do local, viu a cobra e acionou a corporação.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Os moradores relataram que a jiboia foi vista na chácara enquanto comia galinhas e patos da família. Depois, o animal tentou se esconder dentro do encanamento da residência. O cano tem cerca de 100 milímetros e precisou ser quebrado para a retirada da cobra. A casa fica na Rua Bom Sucesso, no bairro São Vicente.
De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, depois de capturado, o animal foi examinado e solto em uma área de preservação ambiental, afastado do meio urbano. Um vídeo publicado na rede social Twitter/X mostra o trabalho dos bombeiros na retirada da jiboia de um buraco.
Leia também: “Cobra resolve ‘passear’ e assusta comerciantes de Vitória”
Depois da captura, os profissionais tiraram uma foto com a cobra. Foram necessárias cinco pessoas para segurá-la.
Embora a jiboia não seja peçonhenta, ou seja, não tenha veneno, a corporação orienta que caso uma pessoa seja mordida pelo animal é necessário passar por uma observação médica por causa de possível infecção e dor.
O que fazer ao encontrar uma cobra?
O Corpo de Bombeiros orienta os moradores que, caso encontrem serpentes em casa, é importante tratar todas como venenosas. Entre as recomendações está: não matar, não maltratar e nem tentar capturar o animal.
Leia mais: “MST invade fazenda em Minas Gerais”
O ideal é manter a vigilância da cobra de uma distância segura e acionar a emergência do Corpo de Bombeiros, por meio do número 193. É comum que animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões e aranhas, saiam do habitat natural e invadam as residências, o que pode causar acidentes.
A corporação informa que o mais importante é evitar o contato com os animais.
Pessoal, é uma sucuri.