Duas músicas de Caetano Veloso caíram na primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no último domingo, 5. Paula Lavigne, mulher do cantor, publicou um vídeo no Twitter/X nesta segunda-feira, 6, mostrando que nem ele soube responder à questão.
A questão 23 da prova branca citou as letras das canções Alegria, alegria e Anjos Tronchos. O Enem perguntou o que as músicas tinham em comum, “embora oriundas de momentos históricos diferentes”.
Confira as respostas de Caetano Veloso sobre suas músicas no Enem
A prova elencou três possíveis respostas:
“a) referência às cores como elemento de crítica a hábitos contemporâneos.
b) percepção da profusão de informações gerada pela tecnologia.
c) contraposição entre os vícios e as virtudes da vida moderna.
d) busca constante pela liberdade de expressão individual.
e) crítica à finalidade comercial das notícias.”
Ao olhar a prova do Enem, Caetano Veloso disse: “Quando eu li, achei que são todas.” “Você não acha que é a B?”, pergunta Paula. “‘Percepção da profusão de informações gerada pela tecnológica’. É, está certo”, conclui o cantor.
Alô, turma! Eu perguntei a @caetanoveloso qual alternativa é a correta de uma questão que caiu no #Enem2023 e que usou trechos de “Alegria, Alegria” e “Anjos Tronchos”! ???? pic.twitter.com/g3a3eq0ovm
— Paula Lavigne (@PaulaLavigne) November 6, 2023
Depois, Caetano diz que a alternativa C também pode estar certa. O artista segue achando todas as respostas plausíveis. Em seguida, ele e a mulher concordam que achavam que a letra correta seria a D, mas que viram todos dizendo que a correta seria a B.
+ Leia mais sobre o Brasil em Oeste
“Eu achei que era essa, mas aí todo mundo falou: ‘Não, é B’”, diz Paula. “Eu acho também”, concorda Caetano. Ele ainda diz que “B e a D são, aparentemente, as mais apuradas assim”.
O gabarito extraoficial do caderno branco indica a letra C como a correta, de acordo com o curso pré-vestibular Bernoulli. O gabarito oficial deve ser divulgado apenas em 24 de novembro.
E quem falou que foi ele que escreveu?? Provavelmente não foi ele, como tantas musicas que ele canta. O autor lhe deu a musica para gravar e ele exigiu que o colocasse como autor ou coisa parecida, como acontece em varias situações como essa !
O ROSTO DO CAETANO DA PARA VER QUE O CARA NAO SABE BEM O QUE ELE MESMO ESCREVEU. FRASES SEM SENTIDO NEM CONCLUSOES LOGICAS UTIEIS. ANJOS TRONCHOS? OS ANJOS SAO INMATERIAIS E MORAM EM OUTRO PLANO DE CONCIENCIA NAO NO PLANO FISICO.
FINALMENTE PARA COMPLETAR A CONFUSAO DE IDEIAS, AS RESPOSTAS DO AUTOR SAO DIFERENTES DA RESPOSTA DO ENEM. TODO E UM DEBOCHE DO POVO BRASILEIRO QUE MERECE MELHOR EDUCACAO DO QUE ESTA PORCARIA.
Se o Dito Cujo que escreveu não sabe a resposta, imagine os outros artistas que fizeram o L.. ?
Larga esse pijama, Caô, digo, Caê… parece que tá com Alzheimer, carai! “A resposta pode ser a A ou a B, talvez a C, embora a D e a E façam sentido. No final ninguém vai acertar ou errar, vai todo mundo errar” (Dilma Bucéfala).
Isto mostra o despreparo das pessoas que redigem as questões do vestibular. Provavelmente são professores despreparados, formados em faculdades de nível duvidoso e que erroneamente se acham competentes. Infelizmente, são estes pseudo-professores que darão aula para a juventude deste país, que estudarão em escolas públicas.
Típico de um esquerdopata, não consegue interpretar nem o que ele mesmo escreveu, kkkkkkkk
Mais um PTralha analfabeto funcional. Imaginar que esse apedeuta é membro da Academia Brasileira de Letras dá engulhos.
Não conhecia…deletei…antes via com romantismo, pois o via como defensor do povo…quanta ignorância….a minha.
A esclerose e a maconha provocam essa confusão mental. Outro que está no bico do urubu. Dá pena.
kkkkkkkkk
Que inutilidade sem medida , pensar que se fosse ano passado uma única referencia dessa porcaria que chama de música com certeza iria processar o Bolsonaro. Oh raça !
Um vestibular ruim para uma universidade péssima.
Minha filha passaria em medicina da federal pelo escore de ontem.
Segredo?
Ela lê desde os 12 anos (começando com a Revolução dos Bichos) sobre o comunismo. Muito mesmo, em paralelo com estudos clássicos, que é o que ela gosta (latim, trivium, quadrivium, etc…)
Hoje ela me disse que foi fundamental ter imaginado o funcionamento da cabeça de um comunista para responder o ENEM; a fórmula foi imaginar o que um militante pensaria. Isso feito, as respostas saltavam a ela.
Eles não sabem, mas tem muita gurizada que já aplica essa fórmula. Responde o que eles querem, e estuda e sabe, por conta própria, a verdade. Eles vão ficando fortes, quietos e despercebidos, enquanto o lado de lá pensa que todos estão convertidos. Não estão. Um dia eles vão sair para a frente. E aí…
Também tenho essa mesma percepção. Eu daria a resposta que um esquerdista quer ouvir e não a que eu acharia correta.
Isto mostra a falência da educação formal no Brasil, o viés politico sobrepondo-se as questões que realmente são relevantes para o ensino com posterior criação do arcabouço cientifico/acadêmico Brasileiro, questões forjadas na idiossincrasia de esquerda, berço de ideias contrárias a civilidade, tem ferido até mesmo nossa língua Pátria (ou tentam) , com esta abjeta linguagem neutra, e tantos outros arroubos aos quais nossos alunos são submetidos. Basta ver quem é o patrono da educação no Brasil. Oprimida fica assim com esta educação toda sociedade, Oprimidos ficam os professores e todo sistema educacional.
Caetano errou a resposta segundo o gabarito. Eu acho que todas as alternativas estavam erradas; Caetano nunca quis dizer nada em suas músicas, apenas fez jogos de palavras pra fingir que é profundo, misterioso e inteligente. Tapeou meio mundo. ????
Pura verdade!!!
A mim este apedeuta nunca tapeou, Marco Antonio. Sempre o tive como um compositor/cantor de mediano para medíocre.