Na noite desta segunda-feira, 13, o Lago Guaíba voltou a subir e atingiu áreas residenciais em Porto Alegre (RS). Em virtude da elevação das águas, alguns moradores foram forçados a deixar suas casas. Os bairros mais afetados foram Ipanema e Lami, onde os residentes registraram a invasão da água em suas residências.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram um morador de Lami tentando sair de sua casa, com a água alcançando sua cintura. Veja o momento em que meio à correnteza, ele consegue abandonar o local.
Vídeo impressionante do resgate de nove gatos em uma casa sitiada pelas ondas do Guaíba, no bairro Lami. O ato heroico aconteceu durante a devastação causada pelo lago, onde casas eram engolidas sem piedade.
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) May 14, 2024
Os resgates foram realizados em três jornadas a pé devido às… pic.twitter.com/zBGwLy5BHj
Moradores de Porto Alegre abandonaram suas casas
De acordo com a Defesa Civil Municipal de Porto Alegre, os moradores do bairro Lami tiveram de ser rapidamente retirados das áreas inundadas na noite desta segunda-feira. Autoridades continuam a monitorar a situação no local.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado informou que não houve muitas ocorrências relacionadas às ondas, pois as áreas afetadas foram evacuadas a tempo. A corporação também comunicou que alguns moradores, mesmo com os riscos, optaram por permanecer em suas residências.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Na manhã desta terça-feira, 14, a Prefeitura de Porto Alegre emitiu um alerta nas redes sociais para solicitar aos moradores que permaneçam em locais seguros e se protejam. Segundo a administração municipal, a temperatura caiu e o nível do Guaíba subiu significativamente.
“Logo, tudo isso vai passar e vamos reconstruir nossa cidade e a vida de todos os porto-alegrenses afetados por essa histórica enchente”, escreveu o órgão na publicação.
Nível do Lago Guaíba
A medição do Lago Guaíba indicava na manhã desta terça-feira, 14, um nível de 5,23 metros de altura. A cota segura de inundação estabelecida é de três metros.