Uma rua de Gramado, no Rio Grande do Sul, desmoronou em decorrência do acumulado de chuva que caiu na cidade ao longo do fim de semana. O colapso ocorreu neste domingo, 12.
O forte fluxo das águas causou uma infiltração em uma pista de asfalto do bairro Piratini. Por questões de segurança, os moradores foram evacuados.
O boletim mais recente da Prefeitura de Gramado informou que, no total, 974 pessoas estão desalojadas por causa da instabilidade climática.
O relatório detalhou vários problemas nos imóveis impactados, como novas infiltrações e deslizamentos de terra, além de casas que foram completamente destruídas. Os deslizamentos causaram sete mortes.
Evacuações em Gramado
No último sábado, 11, a prefeitura emitiu alerta para evacuação de 16 pontos do município. Quatro deles estão em monitoramento constante: Bairro Três Pinheiros, bairro Piratini, loteamento Orlandi e condomínio Alphaville.
Além disso, a Defesa Civil evacuou pessoas de 11 locais, que incluem seis bairros e cinco áreas rurais: Piratini, Três Pinheiros, Centro, Bavária, Planalto, Várzea Grande, linha Quilombo, Serra Grande, Estrada do Moreira, Bonita e Morro Redondo, afetando 142 áreas no total.
As fortes chuvas no Rio Grande do Sul atingiram 447 de 497 municípios, o que corresponde a 90% do Estado. O número de mortos subiu para 147. São 127 desaparecidos e 2,1 milhões de afetados.
Mais de 619 mil pessoas estão fora de suas casas. Dessas, 80.826 estão em abrigos e 538.241 em casas de amigos, conhecidos ou parentes. As estatísticas são da Defesa Civil do RS, que disponibilizou um novo boletim na manhã desta segunda-feira, 13.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste