Paulo César Gazaro, catarinense de 45 anos, morreu em São Paulo dez dias de realizar seu sonho: ganhar o diploma e, assim, se formar em engenharia civil. Ele lutava contra um câncer no intestino havia 11 meses.
A morte ocorreu devido a uma insuficiência respiratória, resultado do tratamento contra a doença. O câncer dele estava em fase de metástase (quando células cancerígenas se espalham para mais de um órgão).
A cerimônia de formatura, realizada no Hospital Salvalus, foi organizada pela mulher de Paulo César, Graziela Gonçalves Gazaro. Médicos, funcionários da unidade hospitalar e integrantes da faculdade Unifecaf também celebraram a entrega do diploma.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
O evento aconteceu no início de maio. A história de Paulo César, no entanto, tornou-se pública somente nesta sexta-feira, 31, quando a Unifecaf, onde ele se formou em engenharia civil, prestou homenagem póstuma. A instituição de ensino mostrou o momento da entrega do diploma e aproveitou para divulgar uma mensagem: “Nunca deixe de sonhar”.
Dedicação e sonho em busca do diploma
Durante o tratamento contra o câncer no intestino, Paulo César Gazaro não deixou de assistir às aulas e realizar atividades on-line. A dedicação ao estudo seguiu ativa mesmo depois que foi internado.
“No leito de internação, ele assistia às aulas on-line, fazia as atividades e ele esquecia que estava doente”
Graziela Gonçalves Gazaro, viúva do engenheiro civil Paulo César Gazaro
Graziela falou sobre o desejo do marido de conquistar o diploma de engenheiro civil. “Ele ingressou no curso mais tarde, por não ter tido oportunidade de estudar mais cedo”, disse, ao site g1. “O desejo dele é que nós tivéssemos uma empresa juntos, formando uma dupla. Eu arquiteta, ele engenheiro. Era um desejo tão forte que serviu muitas vezes de força para o tratamento dele. No leito de internação, ele assistia às aulas on-line, fazia as atividades e ele esquecia que estava doente.”
Disponível no Instagram da Unifecaf, o vídeo da entrega do diploma de engenheiro civil a Paulo César comoveu internautas. “Vocês fizeram eu chorar”, avisou Valéria Santos. “Não tem como não se emocionar! Um sonho realizado!”, afirmou Angela Zeni Miorim. “Agora, o descanso, depois de enfrentar essa temida batalha!”
Ele irá construir ponte para o Céu.
Que Deus o tenha ao seu lado.
Muito triste, que Deus o ilumine com muita paz e conforto aos familiares.