Na noite desta segunda-feira, 14, um incêndio ocorreu em um trem da Linha 9 — Esmeralda, operada pela ViaMobilidade, perto da Estação Granja Julieta, no bairro Chácara Santo Antônio, distrito de Santo Amaro, em São Paulo. O incidente gerou apreensão entre passageiros, clientes do serviço e moradores e da região.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Vídeos capturados por usuários do trem e também por pessoas próximas à região mostram as chamas, que iluminaram o céu e causaram pânico. As imagens revelam clarões e sons de explosões, que amplificaram o temor nas redes sociais. Veja abaixo vídeos do momento em que o trem da ViaMobilidade pegou fogo na Linha 9-Esmeralda, perto da Estação Granja Julieta, em São Paulo.
@DiariodaCPTM estação Granja Julieta, linha 9 Esmeralda, trem sentido Osasco pegou fogo, caos e pânico pic.twitter.com/hoe1L7wv2X
— Leka Medeiros (@Leka__Ackles) October 15, 2024
Enquanto isso no trenzão da linha 9 Esmeralda da Via Mobilidade!
— São Paulo Sobre Trilhos (@spsobretrilhos) October 15, 2024
O trem pegou fogo 😨 pic.twitter.com/bVQ92214Fk
Trem pegou fogo com os passageiros dentro, graças a Deus que não houve feridos , meu marido estava no trem e me ligou que foi muito assustador.@DiariodaCPTM #viamobilidade pic.twitter.com/vGZbcJE9T8
— MEU DIARIO (@KaFidelys) October 14, 2024
Pronunciamento da concessionária sobre incêndio em trem
A concessionária ViaMobilidade, responsável pelo serviço, não divulgou a causa do incêndio, mas afirmou que apagou “prontamente” o fogo. “Os clientes foram atendidos em segurança pelos Agentes de Atendimento da concessionária e seguiram viagem em outra composição”, ressaltou a empresa, em comunicado.
Leia também: “Brasil registra aumento de 76% no número de incêndios em 2024”
Ainda na noite de ontem, a operação entre as estações Granja Julieta e Morumbi sofreu o impacto do ocorrido, com maiores intervalos de espera. A empresa monitorou a situação a fim de garantir a segurança dos passageiros e a continuidade do serviço.
Leia mais: “O Brasil está pegando fogo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 224 da Revista Oeste