Um avião de pequeno porte caiu em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, na manhã desta quinta-feira, 9. O acidente aconteceu na Praia do Itaguá, próximo ao aeroporto da cidade, e causou a morte do piloto, de acordo com a prefeitura do município.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Duas crianças e um casal de adultos foram socorridos e levados ao Hospital Municipal de Ubatuba. O piloto foi resgatado em estado mais grave. A equipe de socorro, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), fez manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu.
Inicialmente, a Prefeitura de Ubatuba havia informado que duas pessoas haviam morrido por causa do acidente. Às 11h23, a administração municipal corrigiu e informou que apenas o piloto morreu.
A Defesa Civil informou que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local do acidente, de acordo com o portal g1.
Excursão de pista causou a queda do avião
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o avião passou por uma excursão de pista, isso é, quando a aeronave sai da superfície da pista do aeródromo durante uma operação de pouso ou de decolagem.
A aeronave, do modelo 525 e com matrícula PR-GFS, foi fabricada em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos. O sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostra que o jatinho estava com operação negada para táxi aéreo, mas com situação de aeronavegabilidade “normal”.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado. Na ação inicial, a instituição usa técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação dos elementos, verificação inicial de danos na aeronave, entre outras informações.
tristeza
Que Uruca…!
Mais um!… Nos governos anteriores do PT também tinha muito acidente de avião. O governo do amor dá um azar danado pra aviação.