Imagens mostram a multidão de detentos deixando presídio
No Distrito Federal, 1.855 presos do regime semiaberto deixaram a cadeia nesta segunda-feira, 21, para a saída temporária de Natal.
A decisão é da Vara de Execuções Penais do DF e cumpre o calendário estabelecido pela Justiça. Os detentos devem se apresentar novamente em 28 de dezembro.
Leia mais: Preso com Crivella, ex-delegado ostenta vida de luxo nas redes sociais
Um vídeo que mostra os presos sendo liberados viralizou nas redes socais:
A partir de hoje, melhor é ficar trancado em casa.
Na rua você pode ser assaltado e morto por um preso beneficiado pelo Saidão de Natal. A imagem revolta. 1855 detentos liberados pela Justiça do DF. Em SP, foram 33 mil, no PR mais 1,4 mil, milhares em todo o Brasil. pic.twitter.com/hrCYBsNMsk— DelegadoFrancischini (@Francischini_) December 22, 2020
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, a medida vale apenas presos do regime semiaberto e que têm autorização para trabalho externo ou saídas temporárias.
Aqueles que não retornarem no dia previsto serão considerados foragidos e podem perder o direito ao regime semiaberto. Por lei, os presos têm 35 dias de saídas temporárias ao longo do ano.
Devido à pandemia, os “saidões” ficaram suspensos entre março e o início de setembro deste ano.
A liberação, que acontece em todo o país, ocorre na mesma semana em que governadores anunciaram o endurecimento de medidas restritivas que querem manter milhões de brasileiros “presos” em casa.
País estranho o nosso, prendem em casa as pessoas de bem e continuam soltando os criminosos.
Passar Natal com a família = cadeia
Ter roubado, matado, estuprado = poder passar o Natal em liberdade
Se você furar a quarentena pode ser preso, enquanto isso eles soltam os bandidos para as festas de Natal, é uma piada de mal gosto.
Este país é desgraçado mesmo! Quanto azar eu tive por ter nascido nesta porcaria aqui, credo!
Entendo a sua revolta e até concordo com ela, mas não é o país que é desgraçado! Desgraçados são os nossos constituintes, que só fazem leis para beneficiar a bandidagem. Desgraçados são os nossos governantes. Desgraçados são aqueles que aplicam uma justiça injusta. Desgraçados somos nós, eleitores, que temos oportunidade de mudar isso aí e não mudamos.
Ainda bem que detentos não são passíveis de contaminação pelo vírus e, por consequência, não conseguem transmitir. Coitados, são vítimas da sociedade, foram excluídos e merecem curtir as festas de fim de ano. Afinal, seus direitos devem ser respeitados. Já, os cidadãos trabalhadores, geradores de emprego e pagadores de impostos foram condenados à reclusão pelos governadores. Nada de comemorar Natal e Ano Novo. Liberdade ? Só depois de tomar a vachina.
Estamos fufu!!!