Um vídeo divulgado pela Marinha do Brasil mostra o momento em que o sexto sobrevivente do naufrágio na costa de Santa Catarina foi encontrado. O resgate ocorreu no domingo 18.
Nas imagens, Deivid Luiz Monteiro Ferreira, que era um dos tripulantes do barco pesqueiro Safadi Seif, aparece preso a uma boia em alto-mar. A embarcação naufragou na noite da última sexta-feira, 16. Primeiramente, ele foi encaminhado para a Base Aérea de Florianópolis. Depois, a equipe médica o encaminhou para um hospital da região para receber os primeiros socorros.
Conforme informações do site da CNN Brasil, Ferreira demonstrou tranquilidade em meio à situação. “O náufrago estava lúcido, tranquilo, tirando a parte de desidratação e sem se alimentar durante dois dias”, afirmou o capitão-tenente Paiva Aguiar, que é piloto do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral da Marinha.
Antes de Ferreira, outras cinco pessoas que estavam no Safadi Seif haviam sido resgatadas. Segundo a Marinha, todas elas, que foram encontradas na noite de sábado 17, estavam em bom estado de saúde.
Há, além disso, dois pescadores que continuam desaparecidos. A Marinha informa que seguem ativas as buscas para encontrar Alisson da Silva Santos e Diego Silva de Brito. Além de equipamentos da Marinha, aeronaves da Força Aérea Brasileira são usadas na operação.
O naufrágio em Santa Catarina
Com oito pescadores a bordo, o barco Safadi Seif deixou o litoral sul catarinense na sexta-feira 16. O objetivo era realizar atividades de pesca a cerca de 160 quilômetros da costa de Santa Catarina, mas a última comunicação antes do naufrágio foi estabelecida quando a embarcação estava apenas a 40 quilômetros de distância.
Um inquérito foi aberto para apurar as causas do acidente. Uma das possibilidades é de o naufrágio estar relacionado com o mau tempo que atinge a Região Sul desde o último dia 15. A passagem de ciclone extratropical deixou, por exemplo, mais de 5 mil desabrigados no Rio Grande do Sul.