A fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) voltará a operar em dois turnos a partir do próximo dia 2. A informação foi confirmada pela montadora alemã.
Em novembro, a unidade havia reduzido o ritmo de trabalho por causa da falta de semicondutores. Com isso, cerca de mil funcionários da montadora tiveram os contratos de trabalho suspensos temporariamente.
Segundo Wellington Damasceno, representante dos trabalhadores da Volkswagen, a retomada dos trabalhos vai fortalecer toda a cadeia da indústria automotiva.
“Essas empresas agora têm uma expectativa de dobrar a produção e isso também é garantia de emprego e até mesmo em alguns casos de contratações”, disse.
A montadora tem cerca de 8 mil trabalhadores diretos na unidade do ABC paulista.
Relacionadas
Escassez de semicondutores
O setor foi um dos mais afetados pela escassez de semicondutores, que veio com a recuperação desigual dos países após o início da pandemia e a quebra das cadeias de produção.
A falta de chips prejudicou, além da indústria automotiva, todo o setor de tecnologia e a produção de celulares, televisores e videogames, por exemplo.
Na quarta-feira 16, executivos da sede da Volkswagen na Alemanha disseram que ainda esperam um impacto contínuo da escassez de semicondutores neste ano, embora consigam aumentar a produção no segundo semestre.