O ator Werner Schünemann publicou um vídeo, nesta segunda-feira, 6, para se pronunciar sobre a situação crítica enfrentada pelo Rio Grande do Sul. O Estado gaúcho passa por uma calamidade pública decorrente de chuvas intensas desde a última terça-feira, 30.
+ Leia mais notícias de Rio Grande do Sul
Werner Schünemann, que mora em Porto Alegre, destacou a severidade da situação. Ele afirmou que está sem eletricidade e sem fornecimento de água em sua casa. “Estou à luz de velas na casa aqui em Porto Alegre e sem água”, afirmou o ator. “Boa parte da cidade está escura, pessoas estão sendo evacuadas de alguns bairros. Dois terços Rio Grande do Sul está com calamidade, uma catástrofe que aconteceu no nosso Estado.”
Segundo Werner Schünemann, a motivação para se expressar publicamente é a solidariedade para com os afetados pela tragédia. “Primeiro, quero me solidarizar por tanta gente que perdeu tanta coisa, por vidas perdidas, por sonhos adiados e por sonhos que já tinham sido realizados e vão ter que ser realizados outra vez”, disse o ator, no vídeo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Schünemann pede àss pessoas que se mantenham firmes
O homem de 65 anos finalizou o vídeo ao dizer que o momento vivido pelos gaúchos pede força coletiva de todas as pessoas afetadas pelas enchentes.
“Quero dizer que esse momento é da força, da força do coletivo, a força do dar-se as mãos, da força interior de saber que nada é tão grande que a gente não possa passar pelo obstáculo”, afirmou Werner Schünemann. “Estou aqui para lembrar da força, lembrar todo mundo que temos essa força. Com essa força, voltará a luz, voltará a água, voltarão os sonhos e voltará a vida.”
Leia mais: “Uma pergunta sem reposta”, matéria de Ubiratan Jorge Iorio publicada na edição 215 da Revista Oeste