A corretora XP Investimentos e seu escritório credenciado Ável podem ter de pagar R$ 10 milhões por danos social e moral. O motivo: suposta falta de diversidade no quadro de funcionários. É o que alegam coletivos feministas, negros e LGBT+, em uma ação civil pública, protocolada contra a empresa na quarta-feira 18. A insatisfação dos grupos de esquerda começou depois que a Ável publicou uma foto, no LinkedIn, mostrando cerca de 100 trabalhadores da companhia. Segundo os autores da ação, a imagem tem apenas “homens brancos e jovens”, o que denotaria falta de inclusão.
No processo, as entidades afirmam que a postagem divulgada pelo escritório Ável remete ao livro Admirável Mundo Novo, escrito por Aldous Huxley, em que se anteviu a formação de uma sociedade baseada em “clones, todos física e psiquicamente idênticos, preparados para seguir um pensamento monolítico e para reproduzir mecanicamente atribuições definidas por superiores desconhecidos”. Agora, a Justiça de Porto Alegre (RS), onde fica o Ável, deverá marcar uma audiência de conciliação entre as partes, conforme noticiou o Uol.
Reivindicações
Entre outros pontos, os coletivos de esquerda exigem da XP:
- A composição do quadro de contratados permanentes ou temporários tem de ter a mesma proporção de negros, mulheres e indígenas presentes na sociedade brasileira
- Cotas para pessoas idosas e pessoas com deficiência
- Prazo de 90 dias para apresentação de um plano de diversificação do quadro de colaboradores;
- As empresas terão de incorporar ao conselho de administração quatro novos membros, integrantes das “comunidades sub-representadas”
- A disponibilização de cursos gratuitos e estágios remunerados para promover a formação e a experiência profissional desses colaboradores
Nota da XP
“A XP está comprometida em fazer transformações significativas e reconhece que a inclusão de pessoas negras na companhia e rede de parceiros é uma questão fundamental. Nosso compromisso com a diversidade e inclusão estabelece metas internas para aumentar a contratação, em todos os cargos, de pessoas negras, mulheres, LGBTQIA+ e PCDs. Além disso, contamos com o suporte de consultores externos e coletivos de trabalhadores. Estamos trabalhando, incansavelmente, para ser cada vez mais um agente de mudança da sociedade e do mercado financeiro.”
Leia também: “Os mais recentes ataques da linguagem neutra”, reportagem publicada na Edição 71 da Revista Oeste
Não sei o que é pior: A XP dar ouvido a isso ou alguém acatar esse tal processo. Mas a esquerdalha hoje conseguiu me tirar umas boas gargalhadas com a matéria.
Inacreditável. Estão todos na pior. E se numa sala de entrevista só tiver uma mulher, um negro e um viado?. Se não contratar a mulher é “machismo”, se não contratar o Negro é “racismo”, e se não contratar o viado é “homofobia”. Nota ridícula da Xp.
Empresa privada, contratasse quem tem competência. Bando de vermes querendo se dar bem e que não representam o que falam.
histeria sendo levado a sério por outros histéricos ideológicos no judiciário!
A XP merece. Ela incentiva e apoia estes grupos “progressistas”. É uma empresa que vive da meritocracia mas apoia a esquerda. Meio incoerente, ou melhor, muito incoerente.
Acho que a xp se acovardou , tem que responder a altura .
Não podemos contratar pela cor ou sexo e sim pela competência .
A ação contra a corretora XP não procede. Metade das pessoas na foto é de Pelotas.
Para agradar a todos basta abrir uma filial na Bahia e fazer um intercâmbio entre os funcionários. Problema da diversidade resolvido! Resta a dúvida se a empresa irá prosperar privilegiando o politicamente correto.
Essas tribos de coletivistas deveriam trocar suas experiências com o pessoal do Afeganistão, Venezuela, Cuba, Coréia do Norte… Bem que poderiam tentar vender este fabuloso “know how” para os governos destes países! De repente – quem sabe? -, eles podem gostar muito. Comprem logo as passagens! Mas, só de ida. Não vão precisar da passagem de volta.
A esquerda está adoecendo o mundo. Que loucura estamos vivendo.
Apesar do NOJO que sinto deste tipo de iniciativa (e de qualquer coisa que se denomine “coletivo”), a resposta dada pela empresa me faz torcer para que SE FERRE (para não dizer se foda, que é feio). Quem adira ao HIPOCRITAMENTE CORRETO merece mesmo o LIMBO, nada menos do que isto.
Que absurdo, nenhum anão na foto.
Quando a gente acha que Banania chegou ao fim do poço vemos uma dessas…PQP…tamo fu…aqui só na bala….
Mais um absurdo incompatível com empresas particulares. Mas esta é a consequência do caos juridico, que o Brasil vive atualmente. A desculpa é sempre aquela famosa “proteção às minorias”. Todos nós brasileiros devemos ser protegidos da mesma forma e de acordo com a lei e a CF, que está sendo violada pelos próprios guardiões. Viva a liberdade!
Que nota ridícula da empresa, viu!
Espera ai, esses revoltados com os componentes de um escritório autorizado da XP, por que não reivindicam para preencher os quadros de ministros do TSE , TST, STJ, e STF, com advogados mulheres, lgbts e negros, indicados pela OAB ?
A propósito, a revista oeste poderia nos proporcionar fotos dos atuais componentes desses tribunais, assim como esta do grupo AVEL da XP?
Curioso mesmo é a grande imprensa e outros intelectuais estarem preocupados com a indicação para o STF de Andre Mendonça por ser terrivelmente evangélico. Religiosos também são discriminados nesses tribunais?
Estou muito velho para entender tamanha incoerência. Fosse pequena corretora e sem destaque como a XP essa diversidade estaria sendo cobrada?
É a extrema esquerda tentando aumentar o número de desempregados e levar a nossa economia ao patamar de Cuba/Venezuela/Argentina. Dá pra perceber que o ambiente jurídico do país foi preparado meticulosamente para inviabilizá-lo economicamente. Quando o país se tornar terra arrasada, um grupinho assumirá o controle de todas as riquezas, inclusive a mão de obra semi-escrava, se locupletará, e distribuirá migalhas para o gado humano. E o pior é que o plano é fazer isso a nível global. Não vejo solução jurídica para essa tragédia. Vejam a UE! Só Revoluções seriam capazes de reverter essa tendência, que é mundial.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk a nota da XP é patética. Abaixar a cabeça para um absurdo não tem sentido.
E a Justiça acatar uma ação dessas beira a comprovação que estamos vivendo tempos sombrios.
O pior que o fenômeno está sendo mundial.
Filme recente, mostra uma corte inglesa, aos anos próximos ao reinado de Henrique VIII, onde embaixadores são negros, orientais pertencem a corte, e o homossexualismo corre solto. É realmente distorcer a História para coloca-la no momento atual.
Empresa privada deve contratar quem quiser, da cor que também quiser.
Na minha, não contrato gente tatuada, simples assim.
Perfeito Celyo a empresa é sua claro, vc é quem paga e administra!
Em maio de 2017 o banco Itau comprou 49% da XP por 6 bilhoes de reais. As herdeiras do Itau sao todas comunistas caviar, isso explica a nota ridicula da XP sobre o assunto. Episodio RIDICULO, vivemos uma anarquia judiciaria e de valores precisamos reagir!!!
A banana comendo o macaco……
É o fim do capitalismo como conhecemos, socialismo avançando a passos largos!
Pior foi ver a nota da XP se comprometendo com essa vigarice. Simples seria uma nota comunicando que contrata o funcionário única e exclusivamente pelo currículo e desenvoltura do mesmo. XP abaixa a cabeça e vira refém dessa turma. E simples, o site infomoney “XP” tem a sua linha editorial no quesito politica muito atrelado ao dito progressismo.
No meu tempo o que valia era a competência da pessoa, não a cor da pele.
Sendo muito educado, é só mostrar aquele dedo da mão para essa corja e mandar todas à PQP! Bando de idiotas! Que vão trabalhar ao invés de ficarem apurrinhando todo mundo!
Meldels
Vão se catar
SEGUNDO A CLT – CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO, O RISCO DO EMPREENDIMENTO É DO EMPREGADOR. PORTANTO, UMA EMPRESA TEM
TODO DIREITO DE CONTRATAR QUEM ACHAR QUE DEVE SER CONTRATADO
E PONTO FINAL.
Tempos sombrios. Essa iniciativa demonstra a subversão de todos os valores que moldaram nossa civilização ocidental.
Nas diversas admoestações que Nosso Senhor Jesus Cristo aplicava nos fariseus o foco era justamente este: mais vale ser do que parecer ser. Agora se propõe o diverso: a empresa precisa parecer virtuoso, não importa se ela é realmente virtuosa. Isso não é justiça.
Os tempos são difíceis. Mas tenhamos esperança. No sermão da montanha, Cristo nos dita: “Bem-aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça, pois serão saciados.”
Minha nota da minha empresa: “Vão à puta que os pariu, seus vagabundos fracassados. Vão fazer algo de produtivo e deixem em paz as pessoas que querem trabalhar.”
É o fim da rosca………
E assim, abre-se um novo mercado para vagabundos advogados e diretores de ongs.
Uma pergunta: Alguém tem foto dos funcionários da empresa de Limpeza Urbana de São Paulo?
que falta faz a grana de empresas públicas para mortadela , não?
Pois é, boa observação, mesmo que não saiba sambar nada, mas tem que incluir!
É sério isso ? A Justiça acatando pedidos absurdos, insanos ? Onde estavam esses grupelhos esquerdotontos quando o TSE bloqueou e desmonetizou os donos de plataformas digitais no youtuber e instagram simplesmente por serem conservadores e darem opiniões contrárias aos absurdos cometidos por políticos de esquerda e atos de abuso de poder do judiciário ?
As empresas privadas é quem decidem quem empregar, não a Justiça e muito menos esses “grupelhos coletivos”.
Tem que ter paciência e muita fé em Deus para suportar tanta idiotice.
XP bebendo do próprio veneno.
Quem sabe com isso eles resolvem fazer pesquisas sérias e divulgar a verdade.
Se eu fosse o dono da XP fecharia a lojinha e iria curtir a minha vida em outro lugar, deixando gays, negros, héteros e demais na rua!
“Coletivos de esquerda” interferindo em instituições privadas…
Pensei que tínhamos chegado ao fundo do poço. Mas alguns insatisfeitos, resolveram cavar um pouco mais.
Onde querem chegar? Na China?
Tenho que pensar em tirar o dinheiro aplicado lá, pois a XP obedecendo a doutrina deles, vai ficar mal das pernas em sustentar tanta gente que quer aproveitar a boquinha e com certeza, irão reivindicar “mortandeula ” para si e para todos seus dependentes!!
Agora sugiro que outro processo seja iniciado! Tem 2 indivíduos na foto que simplesmente foram cortadas suas imagens e um outro indivíduo lá no fundo, contrastando com os demais, por estar usar máscara!
Eles estão bebendo do próprio veneno.
Kkkkkkk, vamos fazer novas pesquisas compradas favorecendo o Lula??? X-TROUXAS
É o fim do mundo
A IGNORÂNCIA DESSA ESQUERDALHA NÃO PARA DE ME SURPREENDER , AS EMPRESAS NÃO PODEM CONTRATAR FUNCIONÁRIOS POR SEREM COMPETENTES, INACREDITÁVEL UMA COISA ASSIM E O PIOR É A JUSTIÇA DO RS ACATAR ESSA DEMANDA
A questão é se existem profissionais para preencher uma cota de diversidade. EMPRESA NÃO É INSTITUIÇÃO DE CARIDADE.
Onde vamos parar! Grupelhos de esquerda acham que devem ditar como empresas devem lidar com seu negócio. E pior, as empresas baixam a cabeça e fazem exatamente o que mandam.
O pior de tudo é a Justiça chamar para conversar…
…não se contrata funcionários pela sua aparência. Se levarmos a cabo essa pretensão, corremos o risco de tratarmos certos grupos sociais como “objeto”, que estão ali apenas como “figurinos” da demonstração de “pseudo virtude”, para satisfazer uma militância com pouca representatividade desses mesmos grupos. Isso iria valorizar ou desvalorizar esses grupos sociais? É isso que queremos para nossa sociedade?
Lucas de Lara, vc foi preciso no seu comentário. Tenho amigos negros que tem o maior ódio desses grupos, porque essas ações passam para a sociedade a impressão de que negros são incapazes.
A Nota da XP, no meu entender, não deveria ser nesta linha pois assim parece que estão concordando com quem moveu a ação.
Abaixar a cabeça para uma imbecilidade dessas é sinal de fraqueza da administração.
O quadro de funcionários de qualquer empresa deve ser preenchido pelo currículo do candidato e aceitação pela administração e ponto final.
Por acaso a XP e a Ável são empresas públicas? Ou, pelo menos, de economia mista?
Empresa “progressista” é assim. Progride à custa de iludir incautos. Poderiam começar contratando a Ludmila como garota-propaganda, como fez o TSE.
Precisa ser PROCESSADA e INVESTIGADA junto com o DAFOLHA e PODER 360 por divulgarem PESQUISAS FORJADAS para ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS. Começaram limpinhos e agora fazem POLÍTICA DE QUINTA. Vergonha, heim XP!!
Vi na tal foto 3 mulheres, 3 negros, e incontáveis gays… vai ser fácil se defenderem
Eu só vi 4 mulheres e nenhum crioulo, agora quanto aos viados pela foto não dá para classificar, a não ser os que parecem com o João Dória.
Kkkkkkk
Eu vou processar as ESCOLAS DE SAMBA porque elas têm muito poucas pessoas brancas e portadores de necessidades especiais.
Boa 👏👏👏
É o fim do mundo
Eu também vou processar apesar de não saber tocar merda nenhuma, nem sambar, mas eu quero e pronto!