Comédias românticas costumam ser todas meio parecidas na essência. Homem encontra mulher, pinta um clima, dificuldades acontecem, todos torcemos pelo final feliz e ficamos esperando que aconteça. E ele acontece.
50 First Dates (“Como se Fosse a Primeira Vez”, de 2004, disponível pelo Max) consegue dar um toque original a essa fórmula. Adam Sandler é Henry, um tratador de zoológico no Havaí. Um dia ele conhece Lucy (Drew Barrymore) e se apaixona por ela. Eles saem para um primeiro encontro e dormem juntos. O amor é lindo.
No dia seguinte, Lucy expulsa Henry da cama aos berros. E ele descobre que, por causa de um acidente, Lucy ficou com a memória extremamente curta. A cada dia, ela esquece o que aconteceu no dia anterior. Henry tem que conquistá-la todos os dias sabendo que no dia seguinte terá que começar tudo de novo.
A comparação com Groundhog Day (“O Feitiço do Tempo”, de 1993) é inevitável. Mas 50 First Days consegue definir seu campo de originalidade. Sendo um filme com Adam Sandler, sempre tem alguns toques de vulgaridade. Mesmo assim, é uma comédia romântica que a gente não esquece no dia seguinte.