O ator britânico Michael Caine, de 90 anos, anunciou que encerrou a sua carreira nas artes cênicas. “Estou sempre dizendo que vou me aposentar”, falou. “Pois agora vou.” O anúncio da aposentadoria foi feito no sábado 14, em entrevista a uma emissora local de rádio.
No mês passado, Caine, vencedor de dois Oscars, havia dito em outra entrevista que a sua aposentadoria era iminente. Na ocasião, brincou: “Estou mais ou menos aposentado.”
Sua última aparição na tela foi em The Great Escaper, de Oliver Parker. Trata-se de filme biográfico sobre o veterano da Segunda Guerra Mundial Bernard Jordan, que fugiu da casa de repouso para participar da comemoração do 70º aniversário do desembarque do Dia D, na França, em 2014.
Leia também: “O rei de lugar nenhum”
O filme foi lançado no dia 6 de outubro. Michael Caine atuou ao lado da atriz Glenda Jackson, que morreu, aos 87 anos, em junho deste ano. Ele lembrou que os dois se divertiram muito no set.
“Interpretei o papel principal e recebi críticas incríveis”, disse o agora aposentado ator. “Os únicos papéis que vou conseguir agora são homens velhos, homens de 90 anos, ou talvez 85.”
O ator confessou preferir se despedir das telas no momento em que o seu trabalho foi, mais uma vez, aclamado pela crítica. “Pensei que seria melhor sair”, disse o artista. “Tenho críticas maravilhosas. O que vou fazer para vencer isso?”
Leia também: “As caixas de Dona Ruth”
Caine se referia à dificuldade para encontrar personagens principais na idade dele. “Você não tem protagonistas de 90 anos, você só tem meninos e meninas bonitos.”
No entanto, o tom não é de vitimismo, muito pelo contrário. Foi recorrendo às lembranças de como eram os idosos do passado que ele sentiu forças para seguir ativo por décadas. O ator valoriza o fato de pessoas mais velhas serem retratadas no cinema.
“Não sou tão descrente quanto você pensa”, falou o ator britânico. “Lembro-me de, quando era jovem, conversar com velhos de 90 anos, e eles não eram nem um pouco como eu. Eram velhinhos curvados… Então, pensei, não sou assim.”
Leia também: “Cinema: últimas notícias”
Michael Caine: uma carreira de sucesso
Michael Caine começou a carreira de ator no teatro, no início dos anos 1950. A estreia no cinema aconteceu seis anos depois, em 1956.
Ele recebeu o Oscar de melhor ator duas vezes, por seu trabalho em Hanna e Suas Irmãs (1986) e Regras da Vida (1999).
Foram mais de 130 filmes. Na trilogia O Cavaleiro das Trevas, Caine viveu o personagem Alfred, o fiel mordomo de Batman. Outras produções de destaque foram: A Origem, O Grande Truque, Interestelar, Dunkirk, Tenet e A Feiticeira.
Apesar da aposentadoria no cinema, Caine continuará ativo. O ator está prestes a lançar um livro de terror, Deadly Game. A publicação deve chegar às livrarias na Europa em novembro.
Sempre admirei muito o ator Michael Caine.
Inteligente aposentar-se quando ainda será lembrdao como um monstro do cinema.