Existem poucas peças clássicas reconhecidas praticamente no mundo inteiro. Uma delas é o grupo de concertos para violino conhecido como As Quatro Estações, de Antonio Vivaldi.
Vivaldi, apelidado de o Padre Vermelho (por ser ruivo) compôs as Quatro Estações entre 1720 e 1725. A composição original era acompanhada de poemas que ligavam as músicas com seus temas. (O início do poema sobre a primavera, em tradução livre: “A primavera chegou com alegria / Recebida pelos pássaros com canções alegres / E os riachos, em meio a brisas suaves / Murmuram docemente enquanto fluem“).
As Quatro Estações é mais do que um conjunto de concertos. Ele reproduz musicalmente uma série de ruídos típicos do campo: o canto dos pássaros, cães latindos, o zumbido dos mosquitos, uma tempestade, as fogueiras do inverno etc. As cenas foram inspiradas por uma passagem de Vivaldi pela região de Mantua, na Itália.
Existem centenas de gravações diferentes de As Quatro Estações de Vivaldi disponíveis. A atual versão em destaque apresenta a violinista prodígio Chloe Chua, de apenas 17 anos, acompanhada pela Orquestra Sinfônica de Cingapura. Chloe dá a leveza da juventude à sua interpretação. Faz parte do disco também o Concerto para Violino número 12 de Pietro Locatelli (1695-1764).
“Tocar o ‘Four Seasons’ completo me faz sentir como se eu tivesse vivido na Itália por um ano”, declarou Chloe Chua ao site Pentatone. “Vivenciando as mudanças climáticas, as atividades únicas de cada estação e vivendo as alegrias e tristezas de tudo isso ao lado de seu povo. É muito significativo para mim”.