O filme live-action da boneca Barbie, lançado no Brasil na quinta-feira 20, não vai poder ser visto por crianças. Mesmo que represente um grande símbolo para a infância de muitos, a produção foi vetada para menores de 12 anos de idade.
A classificação indicativa do filme Barbie no Brasil é para pessoas acima dos 12 anos. Nos Estados Unidos, a produção é permitida para adolescentes a partir dos 13.
No Brasil, quem decide a classificação indicativa é o Ministério da Justiça. A pasta leva em consideração uma série de temas e fatores que podem ser apresentados para cada faixa etária.
Violência fantasiosa, angústia e consumo de drogas lícitas foram tendências identificadas no filme pela pasta. Um relatório feito pelo Ministério da Justiça explica quais foram outras tendências que ajudaram a definir a classificação indicativa do filme Barbie.
“As tendências presentes nos eixos de violências de sexo e nudez, tais como o assédio sexual, o apelo sexual, a linguagem de conteúdo sexual e o estigma ou preconceito, sopesados os atenuantes verificados, foram as tendências definidoras para a classificação da obra,” destaca o relatório.
Dessa forma, foi identificado que os itens que o filme contém são: violência, linguagem imprópria e temas sensíveis.
Além da classificação por faixa etária: Trailer de Barbie censurado nos cinemas
Em decisão liminar, o Conselho Nacional de Auto Regulamentação Publicitária (Conar) suspendeu, no início de julho, um dos trailers de divulgação do longa da boneca Barbie.
O teaser, segundo o Conar, possui cenas de “não urbanidade, ausência de boas maneiras ou ato violento/inseguro”. De acordo com o conselho, isso viola as recomendações do artigo 37 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Porém, o órgão recuou depois de um anunciante informar que o Ministério da Justiça e Segurança Pública conferiu classificação etária livre ao vídeo.
Leia também: “Câmara dos Deputados aprova debate sobre Barbie trans”