O Vietnã decidiu censurar o filme Barbie, porque uma cena exibe um mapa com um território reivindicado pela China. A mídia estatal vietnamita divulgou a informação na segunda-feira 3.
A área de disputa fica no Mar do Sul da China. Uma “linha de nove traços”, em formato de “U”, é utilizada nos mapas chineses para ilustrar suas reivindicações sobre territórios daquela região, também conhecida como Mar da China Meridional. Isso também inclui áreas que o Vietnã considera suas, onde o país tem concessões de petróleo.
Leia também
A disputa territorial foi levada ao Tribunal Internacional em Haia em 2016. Na época, as reivindicações chinesas sobre a maior parte do Mar da China Meridional foram rejeitadas.
Barbie não é o primeiro filme censurado pelo Vietnã por causa de mapa
Mas a ditadura chinesa não aceitou o julgamento. Isso porque o Mar do Sul da China é uma rota comercial vital, que conecta o comércio do Sudeste Asiático.
Barbie não é o primeiro filme a ser banido do Vietnã por causa do mapa com a “linha de nove traços”. O filme Uncharted, estrelado por Tom Holland, foi barrado do Vietnã em 2022 — pelo mesmo motivo, assim como o filme Abominável, da DreamWorks, de 2019.
Barbie estava programado para chegar aos cinemas vietnamitas em 21 de julho, mesmo dia de sua estreia nos Estados Unidos. Contudo, a proibição fez com que os cinemas retirassem o live-action norte-americano da Warner Bros das listas de próximos filmes.
O filme da boneca mais famosa do mundo é dirigido por Greta Gerwig e tem Margot Robbie estrelando como Barbie. Ryan Gosling interpreta Ken, seu namorado.
A cantora Dua Lipa, fenômeno da cena jovem musical, também está no filme. Segundo uma pesquisa do portal Gshow com o público, Barbie é o live-action mais aguardado do ano pelos brasileiros.