O improvável sucesso da animação Beavis and Butt-Head começou em 1993. Criado por Mike Judge, que é formado em Física, a animação mostrava dois garotos completamente estúpidos comentando os clipes da MTV. Ambos dublados por Judge, os comentários dos rapazes geralmente terminavam com duas conclusões: positiva (“cool”) ou negativa (“it sucks”).
O fato de dois personagens tão lesados, sempre vestidos com camisetas em homenagem a bandas de rock heavy metal terem se tornado uma mania internacional é um daqueles insondáveis mistérios do show business. Mas a risadinha irritante dos dois garotos pegou tanto que chegou em 1996 às telas do cinema, em Beavis and Butt-Head Does America, com um elenco de estrelas fazendo vozes adicionais.
Em 2022 a série conheceu uma nova encarnação na Paramount+ em episódios mais ousados em sua temática. Após dez temporadas, solidamente estabelecido no Olimpo da cultura pop, Beavis e Butt-Head não precisavam de mais divulgação. Mas um sketch do programa humorístico Saturday Night Live colocou a dupla ainda mais sob os holofotes.
O quadro mostra uma entrevista com um especialista em inteligência artificial (Kenan Thompson) sendo atrapalhado por dois sosias perfeitos de Beavis e Butt-Head (Ryan Gosling e Mikey Day) na plateia. A perfeição na caracterização foi tão grande que a atriz que fazia o papel de entrevistadora, Heidi Gardner, não conseguiu segurar a risada. O mais absurdo é que os sosias estavam realmente interessados em IA e não imaginavam quem fosse Beavis e Butt-Head. Foi um momento absolutamente “cool” que já rendeu 16 milhões de visualizações no TouTube: