O Mágico do Kremlin (Le Mage du Kremlin), romance de estreia de Giuliano da Empoli, publicado em 2022, ganhará uma adaptação para o cinema pelas mãos do cineasta francês Olivier Assayas. O roteiro é assinado por Assayas e Emmanuel Carrère. O livro conquistou o prêmio de melhor romance da Academia Francesa e tornou-se um dos títulos mais lidos daquele ano. A história tem como pano de fundo as relações entre a Rússia e a Ucrânia, desde a Revolução Laranja, o governo de Boris Iéltsin, e descreve várias condições políticas que explicam os conflitos na região. Coincidentemente, o romance chegou à livrarias menos de dois meses após o início da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
A adaptação cinematográfica, que será assinada pela produtora francesa Gaumont, ainda está na fase de pré-produção. Na última semana, foi confirmado o nome do ator Jude Law para compor o elenco. O britânico Law, indicado duas vezes para o Oscar (O Talentoso Ripley e Cold Mountain), fará o papel do ditador Vladimir Putin ainda no início de sua carreira política, até chegar ao poder, como primeiro-ministro da Rússia, no final dos anos 1990.
Putin − Importante, mas não o personagem central
Em O Mágico do Kremlin, o autor, Giuliano da Empoli, parte de uma história ficcional, mas utiliza-se de muito material baseado em fatos para construir a narrativa. Tudo começa em um encontro imaginário entre o próprio autor e uma figura chamada Vadim Baranov, que no filme será interpretado pelo ator norte-americano Paul Dano (conhecido do público por suas participações em Pequena Miss Sunshine, Batman e Os Fabelmans). Vadim Baranov é um homem misterioso que já foi artista, produtor de TV e conselheiro próximo de Vladimir Putin — este, conhecido como O Czar. Baranov, agora aposentado, passa a descrever sua história de vida, lembrando os tempos em que se aproximou de Putin e de como ele auxiliou o então jovem aspirante político a alcançar o poder. O Mágico do Kremlin desvenda a metamorfose de Putin sob os olhos de Baranov, que narra acontecimentos históricos, como a segunda guerra Chechena, as eleições presidenciais de 2000, o naufrágio do Kursk, a tomada de reféns do Teatro de Moscou, em 2002, ou mesmo a Revolução Laranja, em 2004.
De acordo com o site IMDB, o filme de Olivier Assayas também já tem confirmadas no elenco as presenças de Zach Galifianakis, Tom Sturridge, Jeffrey Wright e Alicia Vikander. Não há por enquanto nenhuma data prevista para a estreia do filme nos cinemas.