One to One: John & Yoko é o nome do documentário assinado pelo cineasta escocês Kevin Macdonald que, após sua estreia mundial no Festival de Cinema de Veneza, em 2024, tornou-se um dos mais aguardados pelos nostálgicos fãs do casal mais icônico no mundo da música: John Lennon e Yoko Ono. Produzido na Inglaterra, o filme acaba de ter sua distribuição confirmada no mercado norte-americano pela Magnolia Pictures. A primeira exibição americana será uma sessão especial no Festival de Cinema de Sundance, ainda nesta semana. E de acordo com os executivos da Magnolia, One to One: John & Yoko será lançado em 11 de abril exclusivamente em salas Imax e, até o final de 2025, ganha espaço nas grades mundiais de streaming da HBO Max.
Vários projetos, entre ficção e documentários, já mergulharam na história do casal Lennon e Yoko. John & Yoko: A Love Story (1985), por exemplo, é um filme biográfico que dramatiza o relacionamento do casal, desde quando eles se conheceram até o assassinato de Lennon, em 8 de dezembro de 1980. Já Above Us Only Sky (2018) é um documentário focado na construção do álbum Imagine, que traz a famosa canção de mesmo título, lançada em 9 de setembro de 1971, além de registrar o impacto da parceria artística e pessoal entre John e Yoko.
Após 18 meses num quarto, um show completo
One to One: John & Yoko faz dois recortes sobre a vida do casal, mas apresenta abordagens até aqui inéditas. O documentário revela, em primeiro lugar, como foram os 18 meses em que John Lennon e Yoko Ono moraram em Greenwich Village, no início dos anos 1970. O casal deixou Londres, na Inglaterra, e havia acabado de chegar aos EUA para viver num pequeno apartamento, onde passaram meses trancados e assistindo programas de televisão. Após mais de um ano praticamente refugiados num quarto, John e Yoko começam a mudar sua perspectiva e decidiram partir para o protesto. Foi o momento mais intenso contra o governo dos EUA devido ao ativismo político do casal.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Paralelamente, descobrimos detalhes nunca antes revelados sobre o único show completo de Lennon depois de deixar os Beatles. O show beneficente, intitulado One to One, ocorreu em 30 de agosto de 1972, no Madison Square Garden, Nova York. A ideia do show surgiu por conta de uma exposição do jornalista Geraldo Rivera que eles assistiram na TV. Praticamente todo o material exibido em One to One: John & Yoko jamais foi visto. As imagens foram restauradas e todo o áudio foi remasterizado por Sean Ono Lennon, filho do casal.
Kevin Macdonald, que além de dirigir também é um dos produtores do filme, ganhou um Oscar de documentário por Munique, 1972: Um Dia em Setembro (2000), que narra a ação do grupo terrorista palestino Black September e como eles assassinaram nove membros da equipe israelense durante os Jogos Olímpicos de Munique. Macdonald também é conhecido pelos longas O Mauritano (2021), A Legião Perdida (2011) e O Último Rei da Escócia (2006).