Junto a uma das épocas mais esperadas do ano, vêm as receitas tradicionais, uma delas é o panetone. A lista Paladar do jornal O Estado de S. Paulo selecionou 50 amostras dos famosos pães natalinos recheados.
Saiba mais: “Cesta de Natal com 10 itens está quase 10% mais cara que em 2022“
Entre eles, 25 panetones cravejados com frutas variadas e 25 chocotones com gotas de chocolate. Para isso, a equipe consultou padarias, confeitarias e grandes indústrias.
As versões recheadas ou trufadas ficaram de fora para o resultado ser mais “equilibrado”.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Para essa tarefa, foi formado um júri, com os seguintes integrantes: os confeiteiros Carol Doher, da Condimento, Pedro Nóbrega, do Notiê, e Saiko Izawa, do Rosewood; as chefs Gabriela Guerriero, da Fermentaria da Trilha, e Nadia Pizzo, do Ráscal; o empresário e expert em chocolates Murilo Bonadio, da Flavorati, o pizzaiolo Paul Cho, da Paul’s Boutique, e a padeira Taís Gomes, da Nina Farina.
Leia também: “A rica história do vinho e o bem que ele faz para a saúde“
Foram dois times responsáveis em eleger, às cegas, o melhor panetone ou o melhor chocotone. Os panetones e chocotones tiveram como critérios o aspecto visual, o aroma, a umidade e densidade da massa, a distribuição das frutas (ou gotas de chocolate), e o sabor.
Veja o ranking que elencou os campeões por modalidade
Os melhores panetones de 2023
- Tre Bimbi;
- Mocotó;
- Fabrique.
Os melhores chocotones de 2023
- Fazemos Pão;
- Dengo;
- Tre Bimbi.
Leia também: “Um Natal na cozinha, e não nas redes sociais”, artigo de Ana Paula Henkel para a Edição 144 da Revista Oeste