A dupla Steven Spielberg e Tom Hanks já produziu uma série sobre a participação do exército americano na Segunda Guerra (Band of Brothers, 2001) e outra sobre a Marinha (The Pacific, 2010). Chegou a hora da Força Aérea no espetacular The Masters of Air.
A minissérie conta a história do 100o Grupo de Bombardeio da então Força Aérea do Exército Americano, encarregado com a missão quase suicida de atacar bases no interior da Alemanha nazista. Os primeiros oito minutos do primeiro capítulo são meio mornos, com o grupo de protagonistas num bar se despedindo antes da partida.
A partir do nono minuto, estamos dentro de um B-17 tentando pousar numa pista da Groelândia durante um mini furacão. A tecnologia de cinema digital mostra todo o seu poder, com imagens ultra realistas, e som multidimensional Dolby Atmos. As cenas de batalhas aéreas nunca foram tão convincentes.
Não é só uma questão de tecnologia. Os atores principais fizeram treinamento militar e tiveram que aprender todos os comandos da cabine do B-17, conhecido como “Fortaleza Voadora”. O personagem central é Buck, um piloto que não nunca perde a calma com um palitinho no canto da boca. Buck é interpretado por Austin Butler, o astro do recente Elvis.
The Masters of Air é baseado no livro de Donald L Miller, que celebra a coragem de uma geração que lutou contra uma tirania que ameçou o mundo. É uma série em nove episódios mais que oportuna para o mundo de valores invertidos em que estamos vivendo. Disponível na AppleTV.