Durante o fim da década de 1950 e início da primeira metade da década de 1960 a TV americana (e, portanto, do mundo) estava tomada por séries de faroeste. Até que em 1962 o primeiro filme de James Bond (O Satânico Dr No) mudou tudo. Todas as produtoras queriam ter sua série de espionagem.
Em 1965 Michael Garrison teve a grande ideia de juntar os dois gêneros e criou “The Wild Wild West”, definido por ele como “James Bond a cavalo”. A série narra as aventuras do espião James West (Robert Conrad), que trabalha a serviço do então presidente Ulysses Grant, que governou de 1869-1877.
A série é cheia de toques de sofisticação. James West se desloca num trem exclusivo, cheio de armas e gadgets. Ele atua em parceria com Artemus Gordon (Ross Martin), o mestre dos disfarces. A série faz uma criativa e divertida mistura de espionagem, faroeste e ficção científica, tudo baseado na realidade do século 19. Sua abertura em animação era especialmente marcante pelo seu mecanismo de incorporar cenas do episódio a cada intervalo.
Uma versão para cinema foi produzida em 1999 com Will Smith no papel principal fracassou. A série, com toda sua classe e inventividade, tem sua primeira temporada disponível pelo streaming Oldflix.
Seriado conhecido no Brasil como JAMES WEST. Aparecia intercalado com Daniel Boone, Terra de Gigantes, Túnel do Tempo, Gunsmoke, Bonanza. Nostálgico.