Músico famoso pela canção Trem das Onze, Adoniran Barbosa também compôs sobre o metrô de São Paulo. A letra inédita foi publicada em 1977, em reportagem do jornal Notícias Populares, ganhou corpo, virou música e será lançada em 6 de agosto de 2024. Nesta data, Adoniran completaria 114 anos.
Cássio Pardini encontrou a até então perdida Vou Pegar o Metrô, em 2022, no acervo de Adoniran, preservado por sua segunda esposa, Matilde de Lutiis.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
O encarregado de musicar a letra é Eduardo Gudin, antigo parceiro de Adoniran Barbosa. A canção, que aborda a inauguração da Linha Azul do Metrô, em 1974, fala de um homem que não pode mais usar a desculpa de atraso do trem para seu chefe nem sua namorada, ao destacar o impacto do novo transporte, que é mais rápido.
A recepção do público e a produção da nova música
Pode ficar sem preocupação/ Pode ficar um pouquinho mais/E você malandro que vive reclamando/Que tem que andar a pé um quarteirão para pegar a condução, diz uma das estrofes. Gudin testou a música no Sesc Pompeia, em junho de 2023, e a reação do público foi positiva. A gravação oficial inclui arranjos de sopros da flautista Maiara Moraes e produção de Renato Vieira.
Leia também: “Rumo à vida eterna”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 225 da Revista Oeste
Tomás Bastian, do Conjunto João Rubinato, relata o entusiasmo do público no Sesc Pompeia ao ouvir a música inédita. Em 2017, Bastian encontrou outras canções inéditas de Adoniran, destacando a importância de preservar e divulgar sua obra. A letra de Vou Pegar o Metrô mantém anotações originais de Adoniran, que demonstram seu processo criativo.
Saiba mais sobre o legado de Adoniran Barbosa
Cássio Pardini, que encontrou a letra, também produziu documentários sobre Adoniran, contribuindo para manter vivo seu legado. Atualmente, Pardini busca um local para instalar o Bar e Museu Adoniran Barbosa em São Paulo.