publicidade
Cultura

Letra inédita de Adoniran Barbosa sobre metrô de SP vira música e vai ser lançada em 2024

Músico famoso pela canção Trem das Onze escreveu sobre um homem que não pode mais usar a desculpa de atraso, depois da inauguração da Linha Azul

O cantor e compositor Adoniram Barbosa durante gravação de programa, em São Paulo
O cantor e compositor Adoniram Barbosa durante gravação de programa, em São Paulo | Foto: Solano de Freitas/Estadão Conteúdo

Músico famoso pela canção Trem das Onze, Adoniran Barbosa também compôs sobre o metrô de São Paulo. A letra inédita foi publicada em 1977, em reportagem do jornal Notícias Populares, ganhou corpo, virou música e será lançada em 6 de agosto de 2024. Nesta data, Adoniran completaria 114 anos.

Cássio Pardini encontrou a até então perdida Vou Pegar o Metrô, em 2022, no acervo de Adoniran, preservado por sua segunda esposa, Matilde de Lutiis.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste

O encarregado de musicar a letra é Eduardo Gudin, antigo parceiro de Adoniran Barbosa. A canção, que aborda a inauguração da Linha Azul do Metrô, em 1974, fala de um homem que não pode mais usar a desculpa de atraso do trem para seu chefe nem sua namorada, ao destacar o impacto do novo transporte, que é mais rápido.

A recepção do público e a produção da nova música

Microfone música
Gudin testou a música no Sesc Pompeia em junho de 2023 e a reação do público foi positiva | Foto: Reprodução/YouTube

Pode ficar sem preocupação/ Pode ficar um pouquinho mais/E você malandro que vive reclamando/Que tem que andar a pé um quarteirão para pegar a condução, diz uma das estrofes. Gudin testou a música no Sesc Pompeia, em junho de 2023, e a reação do público foi positiva. A gravação oficial inclui arranjos de sopros da flautista Maiara Moraes e produção de Renato Vieira.

Leia também: “Rumo à vida eterna”, artigo de Dagomir Marquezi publicado na Edição 225 da Revista Oeste

Tomás Bastian, do Conjunto João Rubinato, relata o entusiasmo do público no Sesc Pompeia ao ouvir a música inédita. Em 2017, Bastian encontrou outras canções inéditas de Adoniran, destacando a importância de preservar e divulgar sua obra. A letra de Vou Pegar o Metrô mantém anotações originais de Adoniran, que demonstram seu processo criativo.

Saiba mais sobre o legado de Adoniran Barbosa

Cássio Pardini, que encontrou a letra, também produziu documentários sobre Adoniran, contribuindo para manter vivo seu legado. Atualmente, Pardini busca um local para instalar o Bar e Museu Adoniran Barbosa em São Paulo.

Leia mais:

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.