O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural, anunciou nesta quinta-feira, 20, o lançamento de uma campanha para mapear os Pontos de Cultura que desenvolvem ações ligadas aos livros, leitura e literatura em todo o país. O projeto, intitulado Ô de casa! Você é Cultura Viva?, é uma iniciativa do Pontão de Cultura AbraPalabra, um polo cultura temático que promove a leitura e articula a rede de Pontos de Cultura espalhados em vários estados brasileiros. O objetivo é criar e qualificar um Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura. De acordo com o MinC, existem vários coletivos e entidades que se dedicam a promover o hábito da leitura, mantendo bibliotecas comunitárias, mas que são completamente invisíveis na Política Nacional de Cultura Viva (PNCV).
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
“É um convite para que contem a sua história, a relação com essa temática, se são bibliotecas comunitárias, se não são, se têm acervo, quais as atividades realizam, se tem uma sede própria, se são itinerantes”, explicou a presidente do Instituto AbraPalavra, Aline Cântia. “A gente quer conhecer para depois fazer um grande mapa georreferenciado, em que as pessoas possam identificar e entender onde esses Pontos de Cultura estão.”
Batalhas de slam, saraus e contadores de história
O mapeamento será divido em algumas etapas, sendo a primeira voltada para os coletivos e entidades já certificados como Pontos de Cultura pelo MinC. A partir da identificação de cada uma delas, a ideia é criar mecanismos que possam dar visibilidade aos espaços, equipes e ações realizadas. Numa etapa posterior, os Pontos de Cultura mapeados terão oportunidade de expandir suas atividades, criando condições para a mobilização de grupos que se interessam em ingressar na Cultura Viva — o que inclui livros e bibliotecas comunitárias, batalhas de slam, saraus e os contadores de história.
Os grupos coletivos e entidades que desenvolvem atividades com livros, literatura e leitura, interessados em fazer parte do Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura, devem preencher o questionário disponibilizado pelo MinC e o Pontão AbraPalavra. Basta clicar aqui.