Morreu, na tarde deste sábado, 6, o desenhista e escritor Ziraldo. A família do artista confirmou a informação.
Ziraldo faleceu dormindo, por volta das 15 horas. Ele estava em casa, no bairro da Lagoa, na zona sul Rio.
O desenhista é criador de diversos quadrinhos, como O Menino Maluquinho e A Turma do Pererê. Foi um dos fundadores do jornal O Pasquim, em 1960.
Quem foi Ziraldo
Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932, em Caratinga (MG). Viveu na região durante a infância, período em que começou a desenvolver interesse pela leitura.
+ Leia notícias de Cultura em Oeste
Foi batizado a partir da combinação do nome da mãe, Zizinha, e do nome do pai, Geraldo. Ziraldo publicou seu primeiro desenho quando tinha 6 anos, em 1939, no jornal A Folha de Minas.
Carreira
Ele iniciou a carreira em 1950, na revista Era Uma Vez. Nessa período, tornou-se responsável pela página humor em A Folha de Minas. Formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Minas Gerais, em 1957. Neste ano, passou a trabalhar nas revistas A Cigarra e, mais tarde, em O Cruzeiro.
Um ano depois, casou-se com Vilma Gontijo. Ela já era sua namorada havia sete anos. Tiveram três filhos: Daniela, Fabrizia e Antônio.
“Morre Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, aos 68 anos”
Na década seguinte, trabalhou no Jornal do Brasil. Ali publicou charges e cartuns, como fizera em O Cruzeiro. Nessa época surgiram os personagens Jeremias, O Bom, Supermãe e Mineirinho.
A partir dessa experiência, Ziraldo se tornou autor de histórias em quadrinhos. Publicou a primeira revista brasileira do gênero com um só autor, A Turma do Pererê.
Sua maior obra, O Menino Maluquinho, é de 1980.
Mais um comunista que foi para o saco.