O Brasil já foi uma potência em telenovelas. Viramos referência internacional com um estilo próprio e ousado. Mas, como tudo o que aconteceu com a cultura brasileira, a novela caiu num fosso de decadência, especialmente na rede Globo. Virou – como tudo mais – um instrumento de doutrinação ideológica, cheias de cotas, mensagens esquerdistas pouco sutis, e uma irremediável falta de imaginação. A fuda da audiência foi a resposta.
Existem dois canais por assinatura que preservam a magia da novela. Um é o Viva, que reprisa as novelas antigas da própria Globo. Outro canal, pouco conhecido, é o TNT Novelas. A base de sua programação são as novelas turcas, cada vez mais bem produzidas, que não abandonam o espírito divertido do novelão latino. E que, por isso mesmo, são irresistíveis.
Bom exemplo disso é Iludida, novela turca baseada na série britânica Doctor Foster. O enredo é um festivak de clichês: doutora boazinha se casa com o homem de seus sonhos. Um dia, descobre que ele possui uma amante. E traça sua linha de vingança. A novela é estrelada por Cansu Dere, que havia brilhado em Ezel, transmitida há anos pela rede Bandeirante.
A TNT apresenta várias novelas turcas. Os títulos dizem muito sobre o estilo das obras: Amor Sem Fim, Meu Lar, Meu Destino, Será Isso Amor? É o divertido novelão de volta, cheio de gritos e interpretações exageradas.
Iludida eu já vi muitos capítulos.
Cansei de ver a médica traída com cara de idiota e não faz nada para virar a página.