Trey Parker e Matt Stone (criadores da animação South Park) estavam um dia assistindo à reprise da clássica série britânica de marionetes Thunderbirds. Resolveram fazer um filme no mesmo estilo, com bonequinhos pendurados por fios e veículos em miniatura. Decidiram também que o filme ofenderia todo mundo.
Team America: World Police (2004) não respeita nada nem ninguém. Seus heróis perseguem terroristas pelo mundo e destroem Paris e as pirâmides do Egito no processo. Os vilões são terroristas árabes que seguem as ordens de Kim Jong Il, o ditador pai do atual ditador da Coreia do Norte, Kim Jong Un.
Há também um grupo de vilões obedientes ao tirano da Coreia do Norte – os atores esquerdistas de Hollywood, como Matt Damon, Tim Robbins, Sean Penn, Susan Sarandon, Danny Glover e outros, todos coordenados por um sinistro Alec Baldwin.
Team America tem dois monólogos “heroicos”, compostos apenas de palavrões, uma interminável sequencia de vômito, e a primeira cena de sexo explícito entre marionetes de todos os tempos. O resultado é tão engraçado que a atriz Jodie Foster declarou ser um dos seus filmes favoritos. Ao lado de toda escatologia existem detalhes visuais impressionantes desde a primeira cena, quando Paris é retratada em miniatura com um chão de croissants.
Mais do que o fato de gostar ou não, Team America desafia seus espectadores a defender o direito do filme de ser produzido e veiculado. Afinal, é para isso que serve a liberdade.
(Disponível para aluguel na Amazon Prime e Apple TV).