Qualquer obra prima do cinema parece que já nasceu pronta para ser um grande sucesso. Tudo teria sido planejado e executado com perfeição. Mas raramente é assim que acontece. Um bom exemplo é o clássico Casablanca (1940), que tinha o roteiro mudado todos os dias no estúdio onde era filmado.
O Poderoso Chefão (The Godfather, 1972) funciona tão bem que também dá essa impressão de que tudo deu certo desde o início. A minissérie A Oferta (The Offer, 2022) mostra (com uma pitada de licença poética) que o filme escrito por Mario Puzo e dirigido por Francis Ford Coppola foi tão acidentado que por muito pouco não deixou de existir.
A série é centralizada na figura do produtor Albert Ruddy (interpretado por Miles Teller, de Whiplash). Fãs do filme O Poderoso Chefão se deliciam com as cenas que mostram os bastidores do envolvimento de astros da época, como Marlon Brando, Frank Sinatra, Robert Duvall, James Caan e Diane Keaton. Particularmente divertido é ver como o jovem Al Pacino (vivido por Anthony Ippolito) era tratado como um garoto sem talento pelos produtores.
Um dos aspectos mais fascinantes de A Oferta é saber que a produção de um filme sobre a Máfia acabou se envolvendo com mafiosos de Nova York para que pudesse ser rodado. Em dez episódios, pela Paramount+.