The Tubes é uma banda de “art rock” criada em San Francisco, California, em 1972. A classificação “art” vem dos seus shows que misturavam música com artes plásticas e toques teatrais. Além de um tom de sátira e gozação ao panorama cultural.
Em 1981 os Tubes lançaram um dos mais instigantes vídeos/álbuns de rock de todos os tempos. Seu nome: The Completion Backward Principle (algo como “O Princípio da Conclusão Para Trás”). Para essa produção, todos os membros da banda cortaram seus cabelões e se vestiram como executivos de terno e gravata.
O vídeo, com pouco menos de uma hora, foi montado para parecer uma aula de administração de empresa. O que se choca com os clipes elaborados para chocar. Como a violenta entrevista coletiva de “Talk to you Later”, a paródia de sadomasoquismo de “Mondo Bondage”, a selvageria estilizada de “Let’s Make Some Noise” e a impagável coreografia dos executivos em “Business”.
A banda é muito boa, o vocalista Fee Waybill é a negação do galã de rock, a direção de Kenny Ortega faz milagres com poucos recursos. Este é um vídeo que você pode amar ou odiar. Difícil é ficar indiferente a ele. Para assistir ao vídeo, clique aqui.