O ano de 2024 chegou com novidades para as telas do cinema. De Duna ao clássico da literatura brasileira Grande Sertão Veredas, os filmes mais esperados foram listados abaixo pelo jornal O Estado de S. Paulo, que separou 15 lançamentos. Confira:
Duna – Parte 2
O livro Duna foi parar nos cinemas em 2021. Mas a segunda parte já tem previsão, originalmente programado para o fim de 2023. A continuação da adaptação do clássico da ficção científica escrito por Frank Herbert foi adiada para o início de 2024 em virtude da greve do Sindicato dos Atores de Hollywood.
Leia também: “Homenagem: SBT vai exibir filmes inéditos do criador de Chaves“
A história tem como pano de fundo o romance entre o protagonista Paul Atraides (Timothée Chalamet) e a jovem Chani (Zendaya), além do novo vilão, Feyd-Rautha Harknonnen, interpretado por Austin Butler, de Elvis.
O diretor Denis Villeneuve, ao lado de Christopher Nolan, já tem o roteiro pronto para um terceiro capítulo da saga.
Estreia no Brasil: 29 de fevereiro de 2024.
Rivais
Zendaya, que também fez parte de Duna, vai estrelar Rivais, do cineasta italiano Luca Guadagnino, originalmente previsto como o longa de abertura do último Festival de Veneza.
Na trama, a atriz vive uma promissora jogadora de tênis que, depois de uma lesão, torna-se treinadora do marido (Mike Faist, de Amor, Sublime Amor). A protagonista vive um triângulo amoroso com ele e seu maior adversário (Josh O’Connor, o jovem príncipe Charles de The Crown), amigo do casal desde a adolescência.
Estreia no Brasil: 25 de abril.
Furiosa
Mad Max: Estrada da Fúria ganha uma continuação pelas mãos do veterano cineasta George Miller. O novo capítulo narra as origens da personagem-título, trazendo a atriz Anya Taylor-Joy (de O Gambito da Rainha) no papel da guerreira interpretada no longa anterior por Charlize Theron. O elenco de Furiosa conta ainda com o “Thor” Chris Hemsworth.
Estreia no Brasil: 23 de maio.
Gladiador 2
O Gladiador, vencedor do Oscar de melhor filme em 2001 pelas mãos do diretor Ridley Scott, tem sua continuação estrelada por Paul Mescal (em Aftersun), no papel do filho do protagonista Maximus, interpretado por Russell Crowe no original.
Leia mais: “Indiana Jones e a Maldição do Deja-Vu”
O elenco de astros conta ainda com Denzel Washington e Pedro Pascal. Com a greve dos atores, as filmagens foram interrompidas, portanto, não há certeza sobre a produção. Ainda assim, os estúdios Paramount mantém a previsão de estreia do longa para novembro deste ano.
Estreia prevista para o Brasil: 21 de novembro de 2024.
Coringa – Folie à Deux
Mais sequências chegam em 2024. O ator norte-americano Joaquin Phoenix volta ao papel que lhe rendeu o Oscar em Coringa – Folie à Deux, desta vez acompanhado da cantora Lady Gaga, como a sua Arlequina. A direção continua nas mãos do cineasta Todd Phillips, que também assina o roteiro com Scott Silver. O elenco conta ainda com os nomes de Zazie Beetz, Catherine Keener e Brendan Gleeson.
Estreia no Brasil: 3 de outubro.
Grande Sertão
Um dos maiores clássicos da literatura brasileira terá vez no cinema em 2024. Sem dirigir um longa desde O Bem Amado, em 2010, o cineasta Guel Arraes retorna às telas com a adaptação do livro de Guimarães Rosa. O filme será estrelado pela filha do diretor, Luísa Arraes, ao lado de Caio Blat e Rodrigo Lombardi.
O roteiro é assinado pelo próprio Arraes, junto com o diretor Jorge Furtado. Grande Sertão estreou mundialmente no Tallinn Black Nights Film Festival, na Estônia, onde rendeu o prêmio de melhor direção a Arraes.
Estreia no Brasil: 30 de maio.
Guerra Civil
O ator Wagner Moura investe na carreira internacional, com o seu primeiro protagonista em uma produção norte-americana no novo filme do cineasta Alex Garland (dos aclamados Ex Machina e Aniquilação).
No filme, o ator brasileiro tenta sobreviver a uma guerra civil pós-apocalíptica nos Estados Unidos, causada pela atual polarização política que divide o país, ao lado de uma fotojornalista vivida por Kirsten Dunst (Ataque dos Cães). O elenco conta com Nick Offerman, Cailee Spaeny e Jesse Plemons.
Estreia no Brasil: 25 de abril.
Homem com H
Para mais uma estreia brasileira, o cantor, compositor, ator e dançarino Ney Matogrosso vai ganhar uma cinebiografia pelas mãos de Esmir Filho (de Os Famosos e os Duendes da Morte). O filme é protagonizado pelo ator Jesuíta Barbosa.
Com previsão de início das filmagens para fevereiro de 2024, o filme contou com a participação do próprio Ney no processo de desenvolvimento do roteiro que vai narrar a sua infância, adolescência, vida adulta e maturidade.
Data de previsão: 31 de outubro.
Back to Black
Outro ícone da música que vai ter espaço nas telas em 2024 é a cantora britânica Amy Winehouse. Com uma história trágica, a artista será vivida pela atriz inglesa Marisa Abela (do seriado Industry, da HBO) na cinebiografia dirigida pela cineasta Sam Taylor-Johnson – que dirigiu o primeiro Cinquenta Tons de Cinza. A produção conta com o apoio da família de Amy. O elenco traz ainda Jack O’Connell (O Amante de Lady Chatterley) e Lesley Manville (Trama Fantasma).
Estreia no Reino Unido: 12 de abril.
The End
O cineasta inglês Joshua Oppenheimer faz sua estreia na ficção em The End, com a atriz Tilda Swinton. Trata-se de um musical que se inspira nos clássicos de Hollywood dos anos 1940 e 1950, e Swinton será a matriarca da última família humana na Terra, ao lado de Michael Shannon (George & Tammy) e de George McKay (1917).
Não há previsão para a estreia.
Emmanuelle
Com base em uma série de livros escritos pela autora Emmanuelle Arsan, os livros serão adaptados pela cineasta francesa Audrey Diwan. O clássico do erotismo soft core terá locações em Paris e Hong Kong. Para completar a produção, a personagem-título será vivida pela atriz Noémie Merlant (Retrato de uma Jovem em Chamas). O elenco também terá Naomi Watts.
Não há previsão para a estreia.
Mickey 17
Depois de escrever seu nome na história do cinema com o fenômeno Parasita, em 2019, o diretor sul-coreano Bong Joon-Ho retorna às telas com Mickey 17.
O filme é protagonizado por um funcionário “descartável”, vivido por Robert Pattinson, em uma expedição que pretende colonizar um planeta congelado. O elenco ainda conta com Mark Ruffalo, Toni Collette, Steven Yeun e Naomi Ackie. O longa deve estrear ainda este ano, provavelmente em Cannes ou Veneza.
Previsão de estreia no Brasil: 28 de março.
Blitz
O cineasta inglês Steve McQueen, que venceu o Oscar por 12 Anos de Escravidão, retorna com longa-metragem de ficção com Blitz. A trama acompanha um grupo de personagens londrinos durante os fortes bombardeios alemães na Segunda Guerra Mundial.
O elenco conta com três atores britânicos: Saoirse Ronan (Lady Bird e Adoráveis Mulheres), Harris Dickinson (Triângulo da Tristeza) e Stephen Graham (O Irlandês). A produção ainda não tem previsão de estreia, mas a distribuição é da Apple TV+.
Não há previsão para a estreia.
Megalopolis
O novo filme do experiente Francis Ford Coppola deve estrear em 2024. Além de dirigir, o veterano do cinema escreveu e financiou o filme. Será protagonizado por um arquiteto (Adam Driver) que pretende reconstruir uma réplica utópica da cidade de Nova York, depois de um desastre catastrófico. O vasto elenco conta com Dustin Hoffman, Laurence Fishburne, Forest Whitaker, Aubrey Plaza e Jason Schwartzman (sobrinho do cineasta).
Não há previsão para a estreia.
+ Leia as últimas notícias da Cultura no site da Revista Oeste
Maria
O cineasta chileno Pablo Larraín retrata Maria Callas, vivida pela renomada atriz Angelina Jolie. O roteiro sobre a vida de uma das mais conhecidas e reverenciadas cantoras de ópera da história foi escrito por Steven Knight, e o elenco conta ainda com Pierfrancesco Favino (Nostalgia), Valeria Golino (Retrato de uma Jovem em Chamas) e Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães).
Não há previsão para a estreia.
Leia também: “A politização de um drama real”, resenha de Bruno Lemes publicada na Edição 184 da Revista Oeste